Design

Novos ícones do Pacote Office são lançados pela Microsoft

Em 2013 foi a última vez que os ícones do Pacote Office foram atualizados, mas de lá pra cá muita coisa também mudou… os programas como Word, Excel, Power Point passaram a ser usados também através de celulares, aplicativos e ficaram muito mais conectados às pessoas.

Há uma frase famosa que diz: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

E para se garantir no mercado, foi necessário um reposicionamento da empresa como uma suíte colaborativa que torna possível que os trabalhos sejam feitos em conjunto, em tempo real e de qualquer lugar.

Como reflexo deste novo posicionamento, recentemente a Microsoft lançou os novos ícones do Office. O design traz uma pegada mais futurista, mas sem deixar para trás a sua personalidade. A paleta de cores cresceu, trazendo tons mais vivos e alegres. Cada software tem a sua cor predominante, não só para diferenciação, mas para mostrar a personalidade de cada um.

Nos próximos meses os ícones já serão atualizados nas plataformas. Assista o vídeo de lançamento:

Cada ícone tem a sua identidade, mas todos eles combinam entre si com sutileza, suavidade e harmonia. Durante o processo criativo foram usados princípios de gestalt, a fim de trazer uma conexão entre os aplicativos do Office e o público.

A ideia principal era unir todas as versões do Office em uma só, usando uma identidade visual que causasse nostalgia sem remeter ao passado. Além disso, deveria funcionar bem em todas as plataformas, então o desafio era grande! A solução encontrada criar dois painéis que poderiam se unir ou separar. A letra principal ficou do painel superior.

A ideia de separar em dois paineis deu mais profundidade ao ícone e pode até abrir a possibilidade para exposição em 3D. Além disso, agora o ícone do Word não tem mais aquela pegada de documento e nem o Excel aquela cara de planilha. Agora eles mostram linhas de texto e células individuais. A proporção das letras também mudou. Antes a letra ocupada quase todo o espaço do ícone, agora a ideia é enfatizar o ícone. Ainda que a letra represente cada um deles, o ícone dá mais ênfase à criação e funcionalidade do aplicativo.

E aí, o que achou?

Clique aqui para comentar ( )