Fotolia O antropomorfismo como conexão emocional

O antropomorfismo como conexão emocional

Por Flavio Santana

Nós, seres humanos, temos a tendência de perceber formas que lembrem ou que tenha traços humanos. Quando aplicamos essa tendência no design, aumentamos em partes o apelo emocional e chamamos a atenção de forma mais efetiva. Para termos uma ideia mais clara sobre esse assunto, vamos usar o exemplo da garrafa da clássica garrafa de Coca-Cola de 1915 também conhecida como “Mãe West”.

Em relação as garrafas da época, ela assumiu atributos antropomórficos que remetem a vitalidade, feminilidade, saúde e sexualidade. Esta ruptura fez que houvesse um aumento significativo nas vendas de Coca-Cola ainda mais por conta do seu público que era a maioria mulheres.

01

Coca-Cola 1915, West Mother. Créditos: pdxretro.com

Mas as formas antropomórficas não precisam sempre se parecer com rostos ou corpos humanos para que sejam eficazes e atraentes. A mamadeira Adiri Natural Nurser foi projetada para simular o seio da mulher. Sendo evidente sua funcionalidade, ela ja diz pra que foi feita, que é passar associações positivas com a amamentação.

A tendência de compra de um produto com este design passa a ser mais efetivo que outras mamadeiras. Não quer dizer que projetos que não sejam antropomórficos sejam ruins, mas a conexão emocional está ligada diretamente com a aparência, o que influencia diretamente em sua percepção.

02

Dairy Natural Nurser. Créditos: www.adiri.com

Outro exemplo de embalagem antropomórfica é a da Method Dish Soap que foi apelidada de “mordomo da louça » que apresenta uma forma abstrata. Não é somente uma embalagem de detergente mas também uma peça de arte em cima da pia.

Os mecanismos cognitivos são acionados e criam preferência pelo rosto de bebê, por causa da cabeça redonda. Isso reforma sua atração estética e associações como segurança, honestidade e pureza. O rótulo é aplicado na região do peito o que lembra um emblema, como um super-herói. É mais que uma embalagem de detergente: é uma obra de arte, um símbolo de sofisticação e pureza.

03

Method Dish Soap. Créditos methodhome.com

O estudo do design antropomórfico é recente e este link tem mais informações sobre a área de estudo (em inglês). Considere usar os conceitos dessa área de estudo para os produtos que você for trabalhar.

Este post foi uma pequena introdução sobre o assunto e foi baseado no livro Princípio Universais do Design.

Até a próxima :)

Créditos na capa: Fotolia da Adobe

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A