Um propósito, a construção de marcas de dentro pra fora, e a sua posterior gestão, vem sendo um trunfo para, a mais empresas sairem do ponto comum e criarem negócios que, antes de venderem produtos, inspirem valor.
No futebol, assunto que gosto tanto, não é diferente. Sempre vemos a elegância e a organização das Copas da UEFA, das Copas do Mundo da FIFA, seu modos de conquistar e mostrar ao mundo o seu valor e, ser eternamente lembrada pela experiência que promoveu aos espectadores.
Pensando nisto, dois profissionais do design resolveram elevar o nível da maior competição de futebol da América do Sul. Os especialistas em branding Ricardo Carvalho e Rodrigo Levenzon, desenvolveram um estudo conceitual para uma nova marca da Libertadores da América.
Por meio de uma pesquisa aplicada em diversos países ao redor do globo, como Espanha, Suécia, Bolívia, Argentina, e Brasil, eles identificaram os elementos mais importantes que criam a mística em torno da competição mais famosa das Américas. Com estas descobertas em mãos, eles desenvolveram um novo e inspirador discurso para a Copa, e tangibilizaram isto de maneira visual, apresentando uma nova Identidade Visual, que busca transmitir e reconhecer a importância da competição, tanto como sua relevância para atletas, patrocinadores e espectadores.
Inspiros na mitologia, os símbolos visuais da identidade trazem icônicos elementos tipográficos, iconográficos e cromáticos. O resultado deste exercício pessoal completíssimo (que contempla diversas aplicações como os caracteres de transmissão de TV, sinalização, emblema nas camisetas dos times, material promocional, etc.) para a nova Identidade da Copa Libertadores da América, pode ser conferido abaixo. E o projeto completo pode ser acessado aqui.
Um abraço e até a próxima, meus amigos.
Referência:
http://lacopalibertadores.tumblr.com/