O que é o COLOR ADD? É um sistema de identificação de cores para daltônicos.
A cor é um dos factores mais importantes na comunicação gráfica. Cada cor, tem sempre um significado ou uma simbologia associada. Nem todas as sociedades interpretam as cores da mesma forma, por exemplo, o luto, tanto pode ser manifestado pela cor branca como pela cor preta, dependendo da cultura em que estamos inseridos.
Vivemos rodeados pela cor. Imagine viver num mundo em que todos os sinais de trânsito têm a mesma cor! Seria muito mais complicada a percepção do significado de cada regra, certo? Ou então imagine que vê a preto e branco e necessita de apanhar a linha vermelha do metro!!! Também não seria fácil não é?
Sim, é verdade, estamos tão acostumados às cores do nosso mundo, que se algo de estranho acontecesse à nossa percepção cromática, a nossa vida mudaria a 100%. Mas há uma realidade que muitas pessoas desconhecem, só os homens são portadores de daltonismo e esta deficiência afecta 10% da população mundial masculina!
Existem vários tipos de daltonismo. A confusão de cores não se manifesta em todos os casos da mesma forma. É na idade escolar que o daltonismo é mais diagnosticado e na idade adulta poderá até limitar a escolha da sua profissão, por exemplo, se quisesse ser Piloto de aviões, trabalhar na indústria química/científica ou até mesmo em artes gráficas…o melhor seria esquecer esse sonho!
Desta forma, o Designer Português Miguel Neiva desenvolveu um projecto de ajuda social universal para daltônicos. Criou um código gráfico, monocromático, denominado por COLOR ADD.
Este código gráfico é baseado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, simples, de fácil compreensão e permite aos daltônicos identificarem as cores correctamente. A partir da junção das cores primárias (tal como todos aprendemos na escola, Cyan, Magenta e Amarelo) obtemos as cores secundárias que com a adição do preto ou branco podemos ter variações de tons escuros ou claros.
Actualmente este sistema já está implementado em muitas empresas internacionais e nacionais, como por exemplo: no Metro da cidade do Porto, nas caixas de lápis da marca Viarco e até em latas de tinta da CIN.
O daltónico ao olhar para um lápis de cor, para a etiqueta de uma peça de roupa ou para um sinal de trânsito irá conseguir distinguir as cores. Design é dar soluções a problemas, e nunca há design sem cultura!
No futuro, ao desenvolver um projecto de sinalética, um packaging para produtos fármacos ou até mesmo uma infografia, deverá sempre lembrar-se que nem todos vêm as cores como você, e o COLOR ADD poderá maximizar a funcionalidade do seu projecto.
Para mais informações consulte as fontes: