Alessandro Mendini, um dos designers mais influentes da Itália, morreu em sua casa em Milão na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, aos 87 anos. Mendini nasceu na cidade de Milão, no ano de 1931.
Um forte expoente do movimento Radical Design italiano, Mendini praticou na linha de frente do que se tornaria a estética dominante dos anos 70 e 80. Mendini formou-se em arquitetura no Politecnico Di Milano em 1959. Atuou como designer e arquiteto. Entre os prêmios de mais destaque, recebeu o prêmio “Compasso d’Oro” em 1979, 1981 e em 2014. Possuiu um título honorário da Liga Arquitetônica de Nova York e o título de Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa.
Sua produção se destaca pela ousadia nas cores e pela miscigenação de culturas e pelo toque de pós-modernidade, Mendini já foi até comparado a Carmem Miranda por um crítico de um jornal britânico. Algumas de suas peças podem ser encontradas nas coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Nova York, e do Centro Georges Pompidou em Paris e Vitra Design Museum na Suíça.
Segue algumas de suas obras :
Proust Geometrica, edição Cappellini, Itália
Sofá K2, projetado para A Lot Of Brasil
Mesa Papera, projetado para A Lot Of Brasil
Assento de Mesa de Café, Tavolino All’aperto para BISAZZA
Cavallino, para Venini
Anna G., para Alessi
Banqueta Roy, para Kartell