Sem esperar muita coisa, no meio da semana, assistia eu a um filme de 2010, indicado por um amigo, que começa com a seguinte pergunta: O que faz uma foto ser boa?
“The bang bang club: snapshots from a hidden war” é um livro biográfico que deu origem ao, altamente indicado por mim, depois de vê-lo, filme homólogo de Steven Silver (Repórteres de Guerra, no Brasil). Evitando ao máximo spoilers que vão estragar sua experiência de assisti-lo, o filme trata de um grupo de quatro jovens fotógrafos de combate juntos pela amizade e pela necessidade de espalhar a verdade, rodeados por uma atmosfera de guerra civil e política na Africa do Sul. No desenrolar da trama, dois destes fotógrafos ganham, como reconhecimento de seu trabalho, o prêmio Pulitzer.
O Filme em si deixa bem claro o intuito do prêmio: O prêmio Pulitzer é um prêmio Norte-Americano outorgado à pessoas que realizam trabalhos de excelência nas áreas de literatura, composição musical e, inspiração deste artigo e do filme, Jornalismo.
Entrelaçada na estória contada no The Bang Bang Club e nas fotos vencedoras da categoria Jornalismo do prêmio Pulitzer está a essência humana, tanto a bondade como a indiferença frente às nossas mazelas. As fotos são realmente impressionantes e nos fazem refletir sobre vários aspectos da existência humana. Sem dúvidas, todas elas possuem o quesito que responde a pergunta de abertura do Filme: O que faz uma foto ser boa é ela te fazer pensar. Mais que um espetáculo, a boa foto te faz uma pergunta. Depois de ver as fotos, é possível perceber que poucas das perguntas feitas possuem respostas.
O Prêmio anual é conferido sempre em Abril, então fique ligado pois os ganhadores de 2015 estão prestes a serem revelados.
Confira uma galeria com algumas das mais famosas fotos ganhadoras do prêmio Pulitzer -> https://www.flickr.com/photos/nostri-imago/sets/72157623484633083/