Mais um artigo do nosso parceiro Agora Publicidade que tem a barrinha do Design Culture.
Durante as primeiras semanas do mês de maio, a equipe do AgoraPublicidade sentou para discutir algumas métricas e estabelecer uma meta de crescimento para o próximo mês. Entramos em contato com alguns amigos e parceiros, trocamos umas idéias e eis que surge a palavra “Gamification” na conversa. “Pow, mas que diabos é isso”? Fomos logo estudar sobre o assunto e ver se realmente essa estratégia poderia nos ajudar de alguma forma, assim poderíamos aplicar no projeto e ainda falar sobre o assunto para nossos leitores.
Pois bem, encontramos uma infinidade de conteúdos relacionados ao termo, porém a grande maioria estava meio vago e com uma linguagem um tanto técnica, e como nós nunca havíamos falar neste termo, precisaríamos de algo mais simples para poder intender, aplicar no projeto e futuramente, poder ajudar nossos leitores a também aplicarem em seus negócios.
E para facilitar a sua vida, resolvemos trazer para o blog uma versão mais simplificada do que é Gamification e como ele pode ajudar na sua estratégia de crescimento:
Gamification ou Gameficação é a utilização de conceitos de game design, utilizados fora de um jogo, como em uma empresa, blog, site ou até mesmo em uma aplicação mobile, com o objetivo de melhorar pontos como motivação, ensino, usabilidade, engajamento, comunicação…
Toda essa história de Gameficação teve início depois da publicação do livro “The Game of Work” – de Charles Coonradt, a trama se concentra em responder uma incógnita:
“Porque pessoas pagam para pegar pesado num esporte nas horas vagas ao invés de trabalhar em seus empregos, onde são pagos para isso?”