Olá a todos, hoje trago-vos um post sobre um assunto que costuma ser particularmente controverso.
Apesar de ser um assunto que causa algumas discussões é também ele uma matéria que nos vai ajudar a sedimentar as nossas bases enquanto designers.
Antes de escrever este artigo, fiz alguns estudos e posso concluir que realmente ainda há uma grande confusão em torno dos termos que designam a imagem que identifica uma empresa/produto/serviço.
Seja ela um símbolo, um lettering ou a junção de ambos (integrado ou não) é comum ouvir-se a
palavra LOGOTIPO para nos referirmos aos elementos gráficos que simbolizam/significam a empresa/produto/serviço.
Para muitos leigos, clientes e até profissionais qualquer identidade é um LOGOTIPO ou LOGO mas é sempre bom corrigir os termos com vista à evolução.
Nós enquanto designers temos de também conseguir educar os nossos clientes, colegas e alunos e habituarmo-nos a estas diferenças. O facto de sermos entendidos nesta matéria também nos ajuda a dar alguma credibilidade quando estamos envolvidos num projecto de criação de identidade.
Passo então a expor o que me refiro:
a) LOGOTIPO = LOGO significa palavra + TYPO significa LETRA ou CARACTER. Isto é, um logotipo é quando atribuimos uma identificação (à marca/produto/serviço) apenas pelo Lettering. São exemplos disso a ZARA, SONY, VOGUE, CANON, MICROSOFT…
b) IMAGOTIPO = Combinação da imagem simbólica/icon + Lettering. Geralmente o símbolo/Icon + o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. São bons exemplos a LACOST, ADIDAS, MOTOROLA, MERCEDES-BENZ, CARREFOUR, LG, VODAFONE, TOYOTA…
c) ISOLOGO = Combinação integrada da Imagem/Icon + Texto. O Icon esta integrado no lettering ou vice versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. São exemplos a BMW, BURGER KING, HARLEY-DAVIDSON, PIZZA HUT, STARBUCKS…
d) ISOTIPO ou SÍMBOLO = É apenas o Icon/Simbolo que visualmente sintetiza os valores, o carácter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço.
Dentro da familia dos ISOTIPOS temos:
d1) – MONOGRAMA = à sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo.
d2) – ANAGRAMA = Junção de palavras como por exemplo ROMAMOR ou PESARUM = PEdro + SAra + RUi + Mendes.
d3) – SIGLA = Junção das Iniciais = CCB = Centro Cultural de Belem ou DKNY = Dona Karen New York.
d4) – INICIAL = A primeira letra de uma palavra por exemplo A para Adobe ou S para Seat.
d5) – FIRMA = marca/produto/serviço de autor funcionam com assinaturas Picasso, Walt Disney, Fátima Lopes.
d6) – PICTOGRAMA FIGURATIVO – Um icon que representa um figura obvia – Apple, Lacoste.
d7) – PICTOGRAMA ABSTRACTO – Um icon que não representa uma figura obvia mas representa um significado – Por exemplo os 3 diamantes da Mitsubishi.
Espero ter sido esclarecedor, e que tenham gostado, no próximo post irei abordar outro tipo de confusão que também é muito comum entre identidade corporativa e identidade visual.
Muito obrigado e continuem nos seguindo.