Design

O que move os eventos de design?

O que move os eventos de design? é o destaque para a nona edição da Revista DEZAINE, primeira de 2020. O texto é uma reflexão sobre a utilidade e as motivações que levam organizações a apostarem cada vez mais em eventos para promover e mostrar o quão o design está cada vez mais presente em nossas vidas.

«Não se trata de fazer um espectáculo para cantar o design, mas de ir com certeza para um campo de discussão cujo o objectivo é dissipar incompreensões, fazer demonstrações práticas sobre a utilidade do design, trocar experiências para melhorar nosso próprio desempenho profissional, adquirir novas habilidades, encontrar inspiração em projectos e expandir o networking.», pode-se ler.

Como não se trata de apenas fazer eventos para seguir uma lógica corrente, é possível ler no mesmo texto: «Isto não se assemelha ao tão propalado “empreendedorismo de palco”, comum, hoje, em todo mundo. Onde empresas funcionam perfeitamente em palco, mas fora dele são apenas papéis, não movem uma palha e são financeiramente um fracasso. Empresas fantasmas, que em termos práticos não resolvem problemas concretos. Inventam-nos. Mas não é isto que está em causa.

Neste texto é possível nota-se um importante rastreio feito para encontrar alguns dos mais importantes eventos de design pelo mundo, desde, Cidade de Cabo, Bruxelas, Xangai, Melbourne, Rovaniemi, Boston, Milão, Londres, Atlanta, São Paulo, Berlim, Barcelona, Seattle, Beijing, Dubai, Jerusalém, Tóquio, Lisboa.

A Revista DEZAINE tem quase dois anos de existência, com edições regulares, desde a primeira publicação. Nesta primeira edição do ano 2020 já conta com uma secção de negócios, inclui uma coluna sobre negócios criativos «um campo que cada vez mais entra no nosso vocabulário, e revela a necessidade de pensar sobre a indústria cultural e criativa local e global. Aqui em Moçambique, já até temos um Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, o que já é um bom sinal de que um dia a flor irá desabrochar. Foi, inclusive, convidada a um dos painéis na primeira edição da DEZAINE Conference em 2019». Para além disso, uma grande novidade é a inclusão da secção Carreira um espaço que tem como objectivo conectar profissionais que queiram vender serviços ou encontrar parceiros de todo o mundo.

DEZAINE é uma revista de design, criatividade e inovação, propriedade da DESIGN Talk, fundada em Março de 2018. É a primeira revista da especialidade baseada em Moçambique (Maputo). É lida em mais de dez países e conta com mais de quatro mil leitores.

DESIGN Talk é uma plataforma física e digital de serviços, conteúdos e eventos que promove o design para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A plataforma pretende contribuir para a consolidação do ecossistema e cultura de design.

Esta edição da Revista DEZAINE pode ser lida gratuitamente aqui.

Clique aqui para comentar ( )