Design

O que procuram os clientes na criação de logotipos

Centenas de logotipos são criados dia após dia em agências de todo o mundo ou em casa no ordenador, a fim de fornecer a uma empresa nova ou renovada, um sinal de identificação que a diferencia dos demais.

Embora, com tanta pressa de entrar no mercado, alguns clientes esqueçam que, por trás da criação de um logotipo, há uma extensa pesquisa que envolve pontos como composição, cor, semiótica e, é claro, um conceito e ideia para os quais é obrigatório responder.

Imagen que contiene edificio, sentado, cielo
Descripción generada automáticamente

É um processo importante que, para fluir naturalmente e atender às expectativas de todos os envolvidos, precisa levar em consideração certos aspetos que qualquer um procuraria ao criar uma nova imagem. Existem várias opções que um cliente pode escolher para criar o logotipo da empresa. A primeira e mais comum é tratar com uma agência de publicidade para obter, pela mão de um designer gráfico, um resultado mais profissional (sempre que o cliente tenha o orçamento necessário para isso).

A segunda é dar vida à imagem no conforto de nossa casa, por meio de uma ferramenta online, rápida e acessível, comumente conhecida como criador de logotipo. Por último, a terceira opção é criar um logotipo à mão, muitas pessoas não estudaram design, mas não são apenas criativas, também muito boas com o lápis e papel. Em resumo, não é tao importante a opção escolhida, o essencial é conquistar um bom resultado.

Um design que transmite a alma da marca

Todos nós queremos ser memoráveis e que o nosso público se apaixone por nós, mas, para que um logotipo possa alcançar algo assim, é necessário conhecer em profundidade a essência da marca.

O que define a marca? Quais são os seus valores? Qual é sua diferença com as outras? O que estou tentando transmitir? Dar resposta a cada uma dessas perguntas (e a muitas outras) pode significar uma mão enorme no processo de design.

Alina Wheeler, autora de Designing Brand Identity, disse há alguns anos o seguinte sobre o logotipo da Amazon: “a flecha tem duas funções: um sorriso que transmite a ideia de atendimento amigável ao cliente e a conexão entre “a” e “z” porque a Amazonoferece tudo, de A a Z. Tudo está lá.” Imagina quanto são importantes os elementos que decidimos colocar no nosso logotipo.

Um nome poderoso

Nem todos os clientes definem rapidamente qual será o nome da sua empresa; quase sempre, há uma grande lista de opções que circula entre amigos e familiares para colaborar na decisão final. Aquele que tem mais votos ou melhor sonoridade, emerge escolhido. No final, o que você ambiciona é um nome poderoso, forte e cativante… muito mais para quem começa a dar seus primeiros passos no mercado.

Como será de importante que esse nome pode se tornar um dos primeiros caminhos na construção de uma conexão com o público; portanto, será essencial ter em mente a ideia de que “menos é mais”. Para isso também existem ferramentas online que ajudam a gerar nomes u opções de nomes, entre um monte de palavras que são de nosso gosto.

Um nome não precisa de informações adicionais para atingir seu objetivo, como endereços ou dados de contato. Nunca esqueça que quanto mais distrações você tiver, menor é a chance de ser lembrado.

Simplicidade é a maior elegância

Embora às vezes seja difícil, porque desejamos dizer muitas coisas através de um único logotipo, é importante que nossa imagem sintetize a resposta de ¿quem somos?

Um logotipo cheio de elementos ou efeitos pode transmitir uma certa desordem ou uma imagem oposta da que sonhamos. Um logotipo tem 50% de desenho e 50% de texto, lembre-se do simples para resolver as duas partes, isso fará toda a diferença.

Esteja sempre na vanguarda

Manter a imagem de uma empresa atualizada é outro ponto que ninguém quer deixar em aleatorio. O design é uma área em constante movimento e, se você não fizer isso, pense que sua concorrência o fará.

Basta observar uma linha do tempo que compare os logotipos da Coca Cola ou da Pepsi para observar que, mesmo sendo quase invisíveis em alguns anos, ambas marcas tentaram manter alguma inovação e/ou pequena alteração em suas imagens reconhecidas no mundo inteiro.

Clique aqui para comentar ( )