Ato 1 – O que é Operação Natal?
“Operação Natal”, grande título do gênero de filmes natalinos de 2024, traz The Rock, Dwayne Johnson em uma aventura natalina bem humorada e galhofa no melhor estilo “Vingadores do papai Noel” ou “Missão impossível de natal”, e é uma ótima pedida para os pequenos e família ir ao cinema neste fim de ano. Esta operação natalina começa com a seguinte catástrofe – “Um vilão sequestra o Papai Noel do Polo Norte e um agente E.L.F. (Extremamente Grande e Formidável) une forças com o rastreador mais habilidoso do mundo para encontrá-lo e salvar o Natal.”
Ato 2 – Comentários gerais e resenha
Para os amantes do Dwayne Johnson, que é um poço de carisma em tela e já fez praticamente de tudo em Hollywood, desde fada do dente a anti-herói, agora temos, The Rock elfo guarda costa do Noel Bodybuilder. E não é que essa fantasia louca, diverte e encanta. Como dito antes, a história se desenrola após o velhinho ser sequestrado por um vilão a princípio misterioso, e Cal (Dwayne Johnson), parte em busca de salvar seu chefe e o natal junto a um hacker descrente e malandro chamado Jack (Chris Evans) e a Zoe (Lucy Liu) nesta missão quase impossível e reviver o espírito natalino no mundo e em si.
Com a trama previamente estabelecida, não vá esperando um roteiro genial, plot twists de explodir cabeças, ou nada do gênero. Operação Natal é nada mais do que uma aventura natalina, com um amontoado de referências muito bem colocadas e divertidas da cultura pop, e uma criatividade e modernização da história do Noel para a geração atual. Trazendo como pilar de coesão das histórias, as criaturas mitológicas, lendas e suas relações e impactos na sociedade. Por exemplo, Gryla, krampus, boneco de neve e muitas outras, então, para os amantes de mitologia, o longa-metragem é um prato cheio.
Por fim, os efeitos visuais estão ótimos e são essenciais para a magia do filme. Foram raros os momentos em que eles tiram você da trama, por estar algo tosco. Até porque foram investidos 250 milhões de dólares, tem que ter efeitos minimamente descendentes para um filme de fantasia. A única coisa que pode incomodar é a barriguinha que tem no meio e a demora para a história realmente começar, o roteirista perder muito tempo explicando coisas e rodando no mesmo lugar, com informações que já foram passadas.
Ato 3 – Direção!
A direção dessa operação ficou com Jake Kasdan, que já possui uma experiência em filmes de aventura e comédia galhofa, alguns seus trabalhos mais relevantes foram, o remake Jumanji: Welcome to the Jungle (2017) e sua sequência Jumanji 2 (2019), Bad Teacher (2011), com Cameron Diaz que é muito divertido e lembrado e muitos outros filmes de comédia. E aqui ele consegue fazer um bom trabalho, sabendo conduzir as cenas de ação e humor muito bem, inclusive quando mistura ação e humor em uma única cena. Mas não faz nada fora do habitual que valha resultar.
Ato 4 – Atuações
No quesito atuação, todo o elenco entrega atuações okay, nada digno de um Oscar, mas o que condiz com o seu personagem e trejeitos de atuação de cada ator. Dwayne Johnson é ele mesmo, como em todo o filme que ele faz, o típico personagem durão, casca-grossa, só que mais contido, ele está menos exagerado, mas pacato. Chris Evans volta à sua época em que fazia comédia e filmes de besteirol americanos, sendo muito divertido, malandro e piadista, como seu personagem pede. Lucy Liu está linda e imponente como só ela consegue ser e o papel dado a ela facilita seu trabalho, já que ela é uma chefe de operações. J.k Simmons está perfeito como Noel, acolhedor, bondoso, mas com um tempero a mais que só ele sabe fazer. Kristofer Hivju entrega um Krampus maravilhoso e um dos pontos altos do filme, ele brilha. Por fim, Kiernan Shipka entrega uma vilã bela, mas perigosa e determinada, mesmo que não tenha muito tempo de tela.
Ato final – Conclusão
Sendo assim, “Operação Natal” é a pedida certa para família que quer curtir um cinema junto. Além de divertir, ensina mitologia de personagens relacionados ao natal e traz como sempre, uma mensagem sobre bondade, mudança, que todo filme de natal tem que ter para fechar com chave de ouro. Então, se você gosta do The Rock, muita magia e referências, esse filme é a escolha certa para seu natal.
Em exibição hoje nos cinemas!