O estilo minimalista, comumente associado ao lema “less is more” de Ludwig Mies Van der Rohe é desde o seu surgimento uma tendência internacional permanente em áreas como o design, as artes visuais, música, literature, arquitectura e tecnologia. Nunca antes o minimalismo tinha tido grande presença como actualmente tem.
O minimalismo é defensora da simplicidade, que pode ser vista nas peças de comunicação, nos objectos, nos edificios, nos textos e sons. Esta ideia de simplicidade surge como uma contradictão à saturação de imagens, que vigorou no século XX, aos referidos “barulhos visuais” impróprios para uma comunicação eficaz.
O designer inglês Chris Beaumont criou um conjunto de cartazes de estilo minimalista retratando acontecimentos que ficaram marcados na história, a nivel internacional. “Os cartazes são bastante gráficos simples e as cores são usadas na medida certa.” (Revista design) São cartazes, sem margem de dúvidas, profundos e criativos, com textura que dá uma sensação natural aproximando-se do sentido humano e do significado que os acontecimentos retratados tem ma história.
Acompanhe a seguir os cartazes minimalistas do designer Chris Beaumont.