Mas afinal, o que são memes?
Os memes são criações feitas através de imagens, vídeos, mensagens de texto, ou qualquer meio de comunicação que transmita um determinado tipo de humor. Nos primórdios da internet eram os chamados “virais”, pois têm justamente uma propagação muito fácil, rápida e espontânea. Em resumo, pode-se dizer que é uma linguagem popular da internet sempre com um viés cômico.
E como a Publicidade e Marketing entram nisso?
Os memes se tornaram ao longo dos tempos um gênero viral dentro das redes sociais. Com a democratização do acesso à internet, a facilidade e agilidade no acesso dos mais diversos conteúdos dentro das plataformas digitais, tornou mais rápido o compartilhamento de informações sobre um determinado assunto. E se esse assunto for visto por milhares de usuários e entregar algum tipo de humor, “viraliza” e se torna o mais novo meme dentro da internet. E se está na internet, com certeza a Publicidade e Marketing fará parte dessa linguagem. Afinal, Publicidade e Marketing é comunicação.
Alguma marca já usou essa estratégia?
Sendo uma das protagonistas de um dos maiores memes do país, Isabela Boscov, jornalista, influenciadora digital brasileira e especializada em crítica cinematográfica, ficou famosa após um trecho de uma de suas críticas e algumas de suas memoráveis frases caírem no gosto popular. Aproveitando a febre que a Isabela Boscov se tornou na internet, a Avon Brasil, representante brasileira de uma multinacional de cosméticos e variedades, chamou a youtuber para integrar uma de suas propagandas, onde a jornalista fazia uma pequena crítica positiva aos produtos da marca de maquiagem. O olhar do público que consumia aquele conteúdo de memes da crítica especializada na Sétima Arte, se voltou organicamente à propaganda da marca de cosméticos. Uma vez que seu nome e sua imagem estavam sendo bastante comentados, a Avon utiliza sua imagem para trazer a atenção do público que já está posta sobre ela, agora também para a sua marca. Veja abaixo no vídeo:
Um exemplo de suas frases mais amplamente divulgadas está no vídeo abaixo, em que ela fala “Eu imediatamente tenho crises de ansiedade”.
Então como começar a usar essas estratégias?
O maior passo para aderir a essa estratégia é entender o seu público, saber o que ele consome, qual a sua dor e se esse meme irá atrair o cliente para concluir alguma ação através dessa propaganda. Procurar estudar quais produtos sua empresa entrega e quais personas ele quer atingir é bastante importante. Em resumo, não basta apenas o meme ser conhecido por X pessoas, você precisa saber se dentre essas X pessoas o seu público está inserido. Com todos esses quesitos respondidos, você pode dar início à criação de um roteiro rico em conteúdo para conquistar seu consumidor, usando um áudio, uma imagem ou até uma frase que “viralizou”, nas chamadas das suas propagandas. E no final de tudo, ainda dar ao consumidor aquelas boas risadas.
1 Comentário
Muito interessante esta coluna e muito bem desenvolvida. Parabéns ao redator.