Comportamento

Perda de produtividade, bloqueios e dores causadas por má postura

Estou eu saindo de mais uma sessão de fisio/quiropraxia, quando paro pra pensar no quanto pessoas de nossa área de trabalho (hobby, estudo, ou seja lá o que for relacionado a utilização de computadores/notebooks/celular) é problemática em relação a nosso corpo, principalmente a coluna, muito relacionado também a doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (DORT) .

Eu não consigo ficar nessas posturas lindas e perfeitas que vejo por ai na internet…deve ser montagem….

Justamente por passar basicamente todo o meu dia em um notebook, boa parte trabalhando (designer/programador), minha postura é horrível, o que ocasiona diversas dores em meu pescoço e em minha coluna, e com isso tive que começar um tratamento com fisioterapia/quiropraxia/osteopatia (isso depois de acupuntura, RPG e diversas outras tentativas de solucionar minhas dores e má postura) além de ter que mudar minha rotina para poder me adequar melhor a “viver com um computador” e sei que isso é algo que muito de vocês também passam… diversos estudos e artigos já falam desse problema relacionado a o uso constante de “tecnologia” e má posicionamento do corpo, não vou entrar em méritos de estudos, artigos científicos, e números (Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Mais de 80% da população mundial sofre de dores na coluna. A causa, geralmente, é a má postura.)…. quero apenas apresentar algumas dicas que para mim (e outras pessoas também) são super válidas, onde apresentei melhoras em minhas dores além de melhoras de produtividade!

Essas fotos me representam total…. Aliás, aposto que representam vocês também.!

Nosso corpo foi feito para se mover.

Sentar/deitar o dia todo, é um trabalho um “pouco” sedentário, causa cansaço (Sim, sentar cansa!) e dores, o ideal e necessário é que sejam feitas pausas para se mover/alongar durante o dia, fazer o seu sangue fluir!

Pra quem trabalha na cama, não tem suporte para notebook ou que for que resolva, não adianta, você vai ter algum desconforto devido a posição em algum momento.

O alongamento relaxa os músculos e músculos relaxados = mais energia

Isso tudo pode até ser óbvio para muitos, seguindo algo parecido com Mens sana in corpore sano (a máxima do inverso também é válida) um corpo cansado e com problemas também afeta o mental (Eu poderia até entrar no ponto de alimentação, que também é um fator que influencia muito nessa questão, quem sabe em outro momento ou artigo…) .

Uma má postura = dores de cabeça, coluna, pescoço, joelho, irritação, cansaço = que essas dores “físicas” implicam num cansaço mental = perca de rendimento, produtividade, bloqueios mentais/criativos (Muitos de vocês já foram se mexer ou fazer algo que indiretamente movia seu corpo quando teve algum bloqueio, garanto…).

Trabalhar em pé

Standing Desktop elétrico, uma mesa interessante para quem quer seguir essa vibe de trabalho

Uma das formas de trabalho que estou adotando agora é a utilização de mesas de trabalhos em pé (standing desktop), algo já utilizado em diversas grandes empresas como google, apple, facebook. (Alguma delas tiveram ganho de produtividades e rendimentos de seus colaboradores na faixa de 46%)

O trabalhar em pé diminui risco de obesidade, melhora o fluxo sanguíneo, melhora sua postura, diminuição de dores pelo corpo, aumenta a produtividade, muitas vantagens!

Não precisamos chegar nesse ponto, certo?

Existem diversas mesas a venda para esse tipo de trabalho, mesas manuais, o qual você gira uma manivela para ajustar a altura…mesas elétricas, que você aperta um botão e ela ajusta o tamanho como você desejar…. e a opção mais barata, “suportes” a mesas normais, que você pode ajustar o tamanho como quiser….uma rápida busca no mercadolivre ou na empresa geniodesks você encontra diversos modelos

Butttttt, nem tudo nessa vida só tem benefícios: trabalhar em pé – Mas, nem 100% do seu tempo

Tanto em pé como sentado, se utilizado sempre, e de forma errada, tende a prejudicar. O trabalho em pé, durante uma jornada normal de 8 horas, se torna algo cansativo também, e mesmo em pé, você pode ter uma má postura, além do cansaço em suas pernas/joelhos, tendo um problema parecido com o de trabalhar sentado.

Resumindo…

O Ideal é se ter uma ergonomia correta (altura da cadeira, posição dos braços, altura da mesa, altura da tela), balancear o tipo de trabalho, uma parte sentada, uma parte em pé, e alguns intervalos de curto tempo para se mover e exercitar.

No meu caso, durante a manhã eu trabalho em pé.

A tarde sigo a ideia de trabalho tradicional, sentado, mas tiro cerca de 3 intervalos de 10 minutos durante a tarde para me movimentar.

Evito também usar o notebook no colo ou de bruços na cama, sei que não vou me controlar, e mesmo com suporte ficarei todo tronxo, então recomendo vocês perderem esse vício!

Falando de ergonomia, a altura da tela que você vai ver seja celular, notebook, monitor, tem que ser alinhada com a de seus olhos.
Caso esteja sentado, os pés precisam ficar apoiados no chão e não soltos…costas retas apoiadas na cadeira, ombros e braços alinhados…
No standing, ficar reto e com a tela na altura dos olhos também, para evitar a curvatura do pescoço, além de não deixar o joelho 100% esticado.

Em outro momento num novo artigo irei abordar com mais detalhes a questão de ergonomia e outros fatores!
Sei que não é fácil ficar toda hora assim, mas é algo teoricamente simples, pratiquem isso, e vocês vão ver como o trabalho e a saúde de vocês irá melhorar muito!

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