Hoje trago uma reflexão acerca de um dos elementos primordiais do marketing, a percepção. Ela é um dos fatores que fundamenta e torna o papel do design tão relevante. Os famosos 4Ps (Produto, Preço, Promoção e Ponto) não perderam sua relevância, mas seria um equívoco não adicionar a percepção como igual e quinto P dessa equação.
Preço também é percepção. Pergunte-se antes de precificar seu serviço o que seria das necessidades do cliente sem ele. Passe a compreender seu poder como profissional. Com a percepção, moldando-a, é possível proporcionar a realidade a um produto ou serviço que represente da melhor forma o que está sendo ofertado.
“Você compra gravatas Hermés por 100-120 dólares, mas duvido que custem mais que 20 ou 30 para produzir; tudo incluído. Que margem, hein? Por que as pessoas pagam? Porque acham que vale a pena pagar.” (NÓBREGA, Clemente. Exame.).
O que seria da percepção sem o design?
Para inspiração, deixo um trampo desenvolvido pelo designer Alexander Vidal (LA).