Há mais de 10 anos atrás, quando o pseudônimo Satoshi Nakamoto criava o Bitcoin, algumas pessoas acreditavam que seria somente mais uma pirâmide. Ou seja, mais um esquema para pegar dinheiro das pessoas e depois simplesmente desaparecer da noite para o dia. Mas passaram-se os anos e, aparentemente, as coisas não foram bem assim.
O Bitcoin se tornou uma criptomoeda que revolucionou o mercado de pagamentos. Serviços, produtos e muito mais começou a ser negociado utilizando e moeda digital. Além disso, ela trouxe uma legião de participantes que buscam uma revolução na maneira com que nós nos relacionamos com o dinheiro.
Menor intervenção, maior liberdade e muito mais privacidade são alguns dos principais elementos que fazem parte do Bitcoin e de outras criptomoedas. No meio disso tudo, o que os designers têm a ver com essa moeda digital? Talvez alguns respondem que nada, mas na verdade eles têm tudo a ver.
Negócios envolvendo criptomoedas crescem
Na medida em que o Bitcoin e as criptomoedas crescem em popularidade, mais empresas se desenvolvem no entorno desse mercado. Afinal, qualquer área de atuação que esteja em alta automaticamente atrai diversos outros negócios que se criam ao redor dela. Isso é visto não só nas moedas digitais, como em outros setores também.
Uma boa maneira de entender o aquecimento desse mercado é verificar o preço do Bitcoin e sua capitalização de mercado. Com o aumento na procura pela criptomoeda, maior é o seu preço. Ou seja, se o valor do BTC, por exemplo, subiu muito, é sinal de que há mais pessoas comprando esse ativo.
Com o preço do BTC disparou ao longo dos últimos anos, a popularidade dessa e de outras criptomoedas é evidente. Dessa forma, mais empresas resolveram investir no setor de moedas digitais. Tanto corretoras, quanto carteiras, ou até mesmo aplicativos foram criados buscando aproveitar esse momento do setor de criptomoedas.
A ideia é que os brasileiros possam utilizar uma ferramenta prática para comprar, vender e também armazenar suas criptomoedas. Tudo isso utilizando um computador ou então um dispositivo móvel. É nesse momento que o branding do negócio precisa ser criado com enfoque na missão dele.
Design tem papel fundamental na explicação de como criptomoedas funcionam
Enquanto as criptomoedas ganham espaço no mercado, algumas pessoas continuam receosas de comprar e vender moedas digitais. Por isso, o design tem um papel fundamental na tentativa de explicar, de uma maneira simples, que uma criptomoeda não é um bicho de sete cabeças.
A ideia de quem desenvolve um design para uma marca que opera no setor de criptomoedas é fazer com que o branding mostre o quão fácil é operar em uma moeda digital e que ela pode sim ser utilizada por qualquer pessoa.
O design da marca de uma empresa que oferece seus produtos ou serviços no mercado de criptomoedas deve seguir o padrão minimalista e básico. Afinal, quem tenta estudar um pouco mais sobre as moedas digitais vê que a tecnologia blockchain em si é um pouco confusa. Por isso, quanto mais simples for para o usuário, melhor.
Além disso, como há muita incerteza ainda quanto ao Bitcoin e outras criptomoedas, o design deve refletir a confiabilidade da marca, trazendo segurança para quem a utiliza. Todos esses aspectos são importantes na criação de uma marca para atuar no mercado de moedas digitais.
Como a tendência desses ativos é de crescer ainda mais, a expectativa é de que ainda mais negócios surjam em seu entorno, o que é vantajoso para quem já tem o conhecimento de como criar o branding de uma empresa que atua nesse mercado.