Design

Posterheroes está de volta, com o tema «Humanos no trabalho»

Posterheroes é um concurso internacional sobre design e comunicação social, que abre espaço à comunidade criativa internacional para que se expresse através por meio de mensagens poderosas, sobre questões sociais e ambientais. O concurso foi criado em 2010 pela associação PLUG, e é aberto a todos e com maior interesse em visa envolver jovens e artistas internacionais.

Posterheroes 6, Ekaterina Perfilieva

10863 pôsteres foram enviados nesses anos, de mais de 100 nações diferentes. Os pósteres vencedores são selecionados por um júri composto por especialistas internacionais nas áreas de ilustração, animação, artes, comunicação visual.

Ao enviar o seu trabalho, os participantes habilitam-se a ganhar um prêmio em dinheiro, participar de exposições e eventos e ser destaque nas publicações e projectos editoriais da Posterheroes!

A edição de Posterheroes para 2020, com um prémio de 2.500 euros, tem o tema «Humana at Work», o mesmo que «Humanos no trabalho», em Português. Desafia os participantes a pensarem sobre cenários futuros de trabalho e do papel do emprego digno na vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Hoje o trabalho representa não apenas os principais meios de subsistência para a vida humana, mas também o elemento capaz de garantir a segurança, respondendo às necessidades de pertencimento e auto-realização e definindo a relação entre si e os outros em um contexto mais amplo.

O mundo do trabalho, no entanto, nas últimas décadas passou por um processo transformador muito rápido e foi influenciado, em nível global, por uma ampla gama de factores, com consequências específicas em diferentes áreas territoriais.

Durante alguns anos, a Organização Internacional do Trabalho introduziu o conceito de “trabalho decente”, promovendo um cenário positivo em que o emprego é realizado em condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade humana para homens e mulheres, com respeito próprio, – ser e garantir o desenvolvimento pessoal de cada ser humano. Todos esses são requisitos essenciais para alcançar o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

Posterheroes 6, Katona Barbara

O concurso Posterheroes pretende visa apoiar a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estimulando a reflexão sobre questões laborais.

Os participantes são convidados a se expressarem e submeterem um pôster em 70 × 100 cm, orientados pela questões:

a. Que cenários futuros se abrem na relação entre seres humanos e trabalho?

b. Como melhorar o papel do factor humano nas interações homem-máquina e fortalecer os laços sociais e profissionais por meio de interfaces virtuais?

c. Como o mercado de trabalho global está sendo reconfigurado entre novas oportunidades e direitos essenciais?

d. Como reprogramar globalmente fluxos de trabalho, suprimento de recursos, distribuição de mercadorias, respeitando os territórios e trabalhadores, local e internacionalmente?

e. Que ações legislativas e diárias devem ser implementadas para apoiar a luta contra a discriminação e o abuso nos locais de trabalho e na vida comunitária?

f. A liberdade e a auto-realização estão se tornando os elementos-chave do nosso processo de crescimento?

Os trabalhos podem ser submetidos entre 24 de Janeiro à 13 de Março de 2020. Mais informações sobre procedimentos podem ser encontradas no site da Posterheroes.

Clique aqui para comentar ( )