Levar uma carreira de criativo não é moleza. Altas horas de dedicação nos jobs, clientes muitas vezes sem a menor compreensão do setor e do que querem, empresas perdidas, etc.
Mas no fim das contas, existe um motivo do por que fazemos o que fazemos.
Para uns é mudar o mundo, para outros, ajudar o próximo. Mas ainda tem uma parcela que gosta do glamour das premiações, ego inflado e o troféu de ouro. Se você é um desses, esse artigo é para você.
Não irei falar aqui da importância de ganhar um prêmio, você já sabe.
O que quero deixar aqui é um resumo de todas as premiações e festivais que o mercado de design e de publicidade terá em 2017, para que você não tenha a desculpa de que perdeu a data de inscrição para os festivais.
Vai de Cannes e One Show até a Bienal da ADG.
Particularmente, para a Bienal da ADG já fiz inscrição de alguns projetos do meu escritório. Vamos ver no que vai dar.
Mas, se você quer realmente construir uma carreira de relevância, o mínimo que precisa é conhecer sobre esses festivais. Se conseguir ir, melhor (ainda sonho com isso). Ganhar um troféu então, nem se fala.
Minha dica é: se você utiliza a Google Agenda, ou qualquer outro app, marque as datas para início das inscrições, limites de inscrição e também marque as datas do evento em si. Ative as notificações e tenha controle pleno desse calendário.
Então chega de blábláblábláblá e vamos ao que realmente interessa.
Confira aqui a agenda anual dos festivais de design.
Agora como não temos um site com uma agenda organizada, pelo menos não achei, com os festivais da publicidade; irei citar apenas alguns e ao final do artigo liberarei um link com todos eles.
Vamos lá:
Festival Internacional de Publicidade de Cannes
Sobre: Criado em 1953, acontece anualmente na cidade de Cannes e é o mais glamuroso e importante festival da publicidade mundial. Conta com 17 categorias que premiam as ideias mais criativas e inovadoras, abrangendo desde mídia impressa tradicional e comerciais de televisão, até tecnologia e design de produto.
Inscrição: Até dia 11 de abril de 2014
Evento: 15 a 21 de junho 2014 em Cannes, Riviera Francesa
Categorias: Filmes, Mídia Impressa, Mídia Outdoor, Design, Design de Produto, Inovação, Marketing Direto, Mídia, Mobile, Relações Públicas, Imprensa, Rádio, Titanium Lions, Promoção de Vendas e Ativações, Campanhas Integradas (Titanium & Integrated), Internet (Cyber), Creative Effectiveness .
Preço da inscrição: De EUR$1,557.13 (Mobile, Design, Promo, PR, Radio) a EUR$4.2 (Titanium & Integrated Lions) por peça
Como participar: Entenda rapidamente o processo acompanhando os 6 passos explicados aqui.
The One Show
Sobre: Fundado em 1975, em Nova York, por diretores de arte e redatores respeitados e premiados internacionalmente. Em 1998, introduziu o The One Interactive para incluir a premiação de peças publicitárias para Internet. O The One Show é uma celebração da criatividade como um todo, para o bem maior. A entrega de prêmios faz parte da “Creative Week” (Semana da Criação), uma oportunidade de networking e desenvolvimento profissional por meio de diversas palestras, eventos e apresentação de portfólios.
Inscrição: De junho a janeiro
Evento: Maio em Nova York, Estados Unidos
Categorias: Websites, Publicidade Interativa, Filmes e Vídeos Online, Campanhas Integradas 360, Animação/Motion Graphics, Redação, Design de Som, Fotografia, Tipografia, Vídeo/Direção, Mídias Sociais, Web UX Design, Infográficos, Mobile, Tecnologia (Serviços de Geolocalização), Tecnologia (Realidade Aumentada).
Como participar: Crie uma conta no site oficial e envie o material através da sua conta.
Design & Art Direction
Sobre: Fundado em 1962 por alguns dos melhores designers e diretores de arte do mundo (leia-se: Alan Fletcher, David Bailey e Terence Donovan), é um dos mais reconhecidos prêmios do mundo devido sua reputação: a de ser um dos mais exigentes! Tão exigentes que se consideram que nenhum dos candidatos é bom o bastante para ganhar o prêmio, eles preferem não premiar nenhuma das peças e deixar a categoria sem ganhador. Então você já pode imaginar o significado e peso de receber um prêmio do D&AD.
Inscrição: De outubro a janeiro
Evento: Maio em Londres, Inglaterra.
Categorias: Direção de Arte, Design de Livros, Branding, Técnicas de Publicidade, Técnicas de Design, Design Digital, Marketing Direto, Técnicas de Filme Publicitário, Design Gráfico, Integradas, Mobile, Design para Revistas e Jornais, Vídeo Clipes, Outdoor, Design de Embalagem, Imprensa e Relações Púbicas, Design de Produto, Rádio, TV/Cinema, Redação Publicitária, Redação para Design.
Como participar: Inscrição pelo site.
Clube de Criação Brasil (CCBR)
Sobre: Desde 1975, o Clube de Criação de São Paulo escolhe as melhores peças do ano no Brasil para registrá-las em seu anuário. O CCSP é uma entidade que guarda a memória da propaganda brasileira e o objetivo ao lançar o Anuário de Criação a cada ano é mostrar o que de melhor foi criado pelos profissionais em Propaganda, Design, Marketing Direto, Material Promocional e Digital no Brasil.
Inscrição: De 1 de abril a 30 de maio de 2014
Categorias: Integrada, Estrela Preta (Inovação), TV/Cinema, Técnica/TV, Filmes para outras Telas, Rádio, Técnica/Rádio, Imprensa, Técnica – Texto/Direção de Arte/Fotografia/Ilustração, Outdoor, Design, Marketing Direto, Marketing Promocional, Digital, Mobile, Técnica Mobile, Branded Content (Produção de conteúdo no ambiente digital).
Preço da inscrição: De R$500 (Design, Marketing Direto, Material Promocional) a R$ 2.450 por campanha (Integrada, Estrela Preta)
Como participar: Leia o regulamento aqui.
Para ter mais informações dos festivais de publicidade, veja todos aqui.
Agora você não tem mais desculpas para não se inscrever nos festivais e tentar ao menos assistir o momento das premiações ou absorver o conteúdo lá divulgado.
Pretende inscrever algum projeto? Quantos?