Design

Adobe revela Aero: uma ferramenta de realidade aumentada para designers.

Recentemente a Adobe anunciou a Creative Cloud 2019 que inclui atualizações importantes para o Photoshop CC, o Lightroom CC, o Illustrator CC, o InDesign CC, o Premiere CC e o Adobe XD. Além disso, também lançou o Adobe Premiere Rush CC, o primeiro editor de vídeo para smartphones, tablets e computadores para Social Media que simplifica a criação e o compartilhamento de vídeos em plataformas como YouTube e Instagram. Essas novidades foram apresentadas na Adobe Max – Conferência da Adobe.

Na mesma conferência, que este ano aconteceu em Los Angeles, Califórnia, foi anunciada a nova ferramenta de realidade aumentada da Adobe, o Project Aero, que permitirá os designers “misturar objetos virtuais no mundo real”. Este software pode ser usado em conjunto com outros softwares da Adobe, incluindo o Photoshop e o Dimension (3D).

A ferramenta funciona como uma espécie de mockup, porém, com realidade aumentada. Ao abrir os arquivos do Adobe Photoshop e do Adobe Dimension, estes podem ser visualizados no contexto de cenas do mundo real, para que os designers possam ver com clareza como certos produtos ou gráficos ficariam após serem produzidos e introduzidos no seu ambiente para o qual foram projetados. Ou seja, através desta ferramenta é possível ver como, por exemplo, uma mobília pode ficar em uma sala.

O Aero também vem com um recurso exclusivo: será possível que os usuários visualizem as camadas de uma imagem gráfica estática, de modo que ela apareça tridimensionalmente.

“Há uma nova disciplina de design imersivo, onde misturamos os mundos digital e físico. ”, diz Ahay Parasnis, vice-presidente executivo e diretor da tecnologia da Adobe. Ahay afirma que o Aero foi projetado para entender com profundidade o mundo físico que nos rodeia, considerando a iluminação, texturas materiais, movimento e consciência espacial. “O AR permite que o trabalho dos designers brilhe para os consumidores.”

Zorana Gee, gerente de produto do Photoshop afirma que a Adobe está oferecendo esta ferramenta para os designers dos cotidianos e acrescenta: “tradicionalmente, as pessoas associam o AR ao design 3D, mas o AR é o próximo meio de avanço para toda a narrativa criativa.”

O lançamento do Aero está previsto para 2019 e estará disponível para o uso em todos os dispositivos iOS (Apple) e Android (Microsoft), incluindo dispositivos smartphones, tablets e computadores. Porém, quem estiver interessado em experimentar o software antes de 2019, pode solicitar uma avaliação antecipada do aplicativo. A Adobe compartilhou, há pouco tempo, uma prévia do Project Aero na Worldwide Developers Conference da Apple (WWDC). Em parceria com a Apple e a Pixar, anunciaram também que estão adicionando o suporte usdz a aplicativos e serviços da Adobe Creative Cloud. Para mais informações sobre o AR, clique aqui.

Clique aqui para comentar ( )