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Psicologia das cores – Será que você está usando as cores certas?

As cores que você enxerga são capazes de influenciar o seu humor, de liberar substâncias no seu organismo e de influenciar o seu cérebro a fazer determinada ação. Todas as cores têm um significado próprio, todas criam um determinado impacto no nosso cérebro.

Se as cores influenciam tanto o nosso cérebro, imagine o tamanho do poder delas para influenciar o consumidor no processo de compra.

Pesquisas comprovam que as cores fazem você clicar em botão de compra sem você perceber se quer ou não. Ou comer alguma coisa quando está sem fome. Saiba que até 90% dos julgamentos rápidos feitos sobre os produtos podem ser baseados apenas em cores.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores estuda como a cor é percebida pelo ser humano. Ela analisa como o cérebro processa as informações que os olhos captam.

Significado das cores

Um trabalho de design bem feito leva em consideração qual o sentimento que determinada cor desperta. Algumas marcas são mais “silenciosas”, outras gritam mais pela sua atenção.

Para o consumidor, é mais fácil associar o conceito à marca com uma cor que conversa com esses ideais.

Investir tempo pensando na cor que vai representar o seu negócio é uma decisão que pode impactar em todas as suas vendas.

Ferramentas

Abaixo seguem algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher uma cor apropriada para as suas imagens:

Adobe Kuler

Esse site do Adobe fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até cinco cores por vez.

Material Design Colors

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Flat Design. O Google recentemente adotou esse estilo que vai de cores até elementos gráficos e que, por sinal, é um dos modelos que mais inspira no design digital atualmente. Por meio desse site, você consegue encontrar variações tonais que colaboram com seu projeto. E se for usar essas cores em um projeto web, use esta ferramenta do Google que prepara todo o código CSS por trás das cores.

ColourCode

Este site ajuda a achar cores aleatórias para o seu projeto. E o melhor: ele te dá o código RGB imediatamente.

ColorZilla

O ColorZilla é um plugin que possibilita que você capture uma cor diretamente do seu navegador, sem ter que tirar print de nada. Assim fica fácil para obter aquela cor que te chamou atenção em outro site. Ele pode ser adicionado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Color Scheme Designer e Colour Lovers

Assim como o Kuler, estes sites permitem que você encontre paletas prontas ou monte as suas com base em composições do disco cromático.

Significado das cores

Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento.

No mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.

Para facilitar a vida desses profissionais, alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados ligados a determinadas cores:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade.
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril.
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico.
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.

Cores para sites ou blogs

Toda a comunicação da empresa, desde a marca às apresentações, materiais publicitários, site, blogs, etc., precisa ser bem pensada, uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir.

Pense sempre no significado de cada uma das cores antes de utilizar na sua marca. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto. Por isso, pode ser um diferencial competitivo em alguns casos.

Cores para vendas on-line

De acordo com pesquisas recentes, as cores são capazes de influenciar as decisões dos consumidores também nas lojas virtuais e impactar as taxas de conversão dos e-commerces. Dados extraídos a partir de diversas fontes e reunidos no infográfico How Colors Affect Conversion Rate da Quicksprout, apontam alguns números interessantes sobre o assunto:

Outro dado importante revela que as cores também influenciam na percepção de preço por parte dos consumidores.

Algumas cores também podem estimular sensações pouco agradáveis e devem ser evitadas. O cinza, por exemplo, foi associado à solidão e tristeza, e o castanho a aborrecimento.

Cores para banners

Como cada personalidade reage de forma diferente a cada cor, a escolha deve ser feita com base no público que se deseja atingir.

As pessoas mais impulsivas, por exemplo, reagem melhor a cores como o azul, o laranja e o preto. Mas se o seu público-alvo está em busca de preços baixos, aposte em tons como azul escuro e verde.

Já os clientes mais tradicionais convergem mais com cores como rosa, azul claro e rosa escuro.

Na dúvida, sempre faça testes. Fazer testes é fundamental. Principalmente quando falamos sobre calls-to-action (chamada para ação). É interessante testar cerca de duas opções para entender quais cores mais convertem para o seu tipo de público.

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Forte Abs, Bianca Azzevedo.

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