Os quadros podem se tornar elementos importantes dentro da ambientação de interiores, definindo a proposta do cliente e atmosfera do espaço. Ele pode funcionar como centro de interesse dentro do ambiente, harmonizando e conferindo status a ambientação.
Os quadros são bem versáteis, pois podem ser utilizados em todos os ambientes, na parede de forma tradicional, na escada, no banheiro, na cozinha, no quarto, em prateleiras para quadros, em cima de aparadores, buffets ou no chão, seja em áreas residenciais ou comerciais.
Existem algumas regras básicas para organizar os quadros:
1. Dois ou mais quadros posicionados em uma mesma parede, devem esta alinhados pela sua base;
2. Os quadros em um mesmo ambiente, posicionados em paredes diferentes, devem estar alinhados pela parte superior;
3. Quadros colocado sobre algum móvel devem distanciar-se destes trinta centímetros. Para quadros muito grandes essa distancia deve aumentar para se alcançar proporção;
4. Quando existirem quadros grandes e pequenos, em uma mesma parede, o menor deve ser colocado abaixo do maior;
5. Para paredes de formato retangular são indicados quadros ou grupo de quadros no mesmo formato da parede, para melhor harmonia e equilíbrio na composição;
6. Utilizar a altura de uma porta ou janela, se existente, como eixo para posicionar os quadros;
7. Os quadros devem ser posicionados a certa distância entre eles, para melhor visualização da sua composição;
Existe uma flexibilidade a essas regras, sendo importante a criatividade e inovação no momento de decorar o ambiente. Antes de adquirir um quadro, o cliente deve ser consultado pois a apreciação artística é muito particular, cabendo ao profissional orientar o cliente para a técnica ou temática que melhor se relaciona com a proposta de ambientação, conforme os espaços.