Design

Qual será o próximo passo da Realidade Virtual?

As novas tecnologias estão revolucionando diversos segmentos ao redor do mundo. A Realidade Virtual é um dos grandes exemplos. Ela está presente em ambientes antes inimagináveis. A indústria do entretenimento é uma das que mais tem aproveitado este tipo de modernidade. Produtos como filmes e games estão recebendo na prática a aplicação da Realidade Virtual.  No caso dos jogos eletrônicos, esta tecnologia tem surpreendido até os mais experientes. A seguir será possível acompanhar exemplos de utilização desta inovação, principalmente no mercado dos games.

Shutterstock

A indústria de games merece uma atenção especial. Tanto no Brasil como no resto do mundo este setor apresenta oportunidades incríveis. Do desenvolvimento de jogos, passando pela interação com outras áreas e até a geração de empregos. Não há como negar a relevância deste segmento e como ele pode contribuir para a evolução do mundo dos negócios.

Uma das esferas que mais tem aplicado novas tecnologias é a dos jogos eletrônicos. Atividades como o poker, que até bem pouco tempo atrás só existiam presencialmente, passaram a ganhar o espaço virtual. E mais, absorveram o que há de mais recente em termos de inovação. É o caso do poker online, que já propicia o uso de interações que tornam a partida cada vez mais emocionante. Para vivenciar o alto nível dos cenários e a participação com demais usuários em um ambiente online basta o internauta acessar um portal ou ferramenta que acompanhe o que há de mais recente no setor. Um exemplo de fácil manuseio é jogar poker em 888. Desta forma, o jogador tem a chance de praticar sem ter que sair de casa. Testar novas estratégias, aperfeiçoar habilidades, entender mais sobre o comportamento dos demais praticantes. Tudo isso é possível a partir dessas plataformas de alto nível.

Assim como jogar poker online parecia impossível até alguns anos atrás, hoje algumas empresas já colocaram à disposição dos usuários o poker com Realidade Virtual. Através de um óculos específico o jogador tem a possibilidade de praticar este esporte da mente como se estivesse em um ambiente muito semelhante ao real. O jogador tem a oportunidade de personalizar seu avatar inclusive escolhendo roupas, acessórios e até solicitando a comida de sua preferência. O nível alcançado atualmente pela tecnologia realmente é de impressionar. Afinal, quem imaginou que uma interação deste tipo estaria à disposição?

A Realidade Virtual possui um enorme campo para crescer. É que não é só a área de games que se vê privilegiada com esta inovação. Os setores de saúde, arquitetura, marketing, turismo, gastronomia, e construção civil já estão aplicando a Realidade Virtual em suas intervenções. Cirurgias cerebrais já estão utilizando esta tecnologia para aprimorar sua atuação. É que através da Realidade Virtual é possível obter uma reconstrução mais precisa do cérebro, o que facilita tanto para os médicos que desejam aperfeiçoar suas técnicas, como para os pacientes que têm interesse de compreender a fundo a situação da cirurgia em questão.

Ainda no setor da saúde é preciso destacar o papel da Realidade Virtual quando aplicada junto a intervenções do campo da psicologia. O exemplo neste caso fica por parte do uso da tecnologia no tratamento de traumas. O terapeuta pode introduzir aos pacientes elementos semelhantes aos que causam determinado tipo de ansiedades ou ataques de pânico. É claro que a intervenção do profissional deve respeitar padrões e protocolos condizentes com a profissão. Não é em qualquer atendimento psicológico que o uso da tecnologia vai resolver os problemas. Trata-se de mais uma ferramenta que o psicólogo pode contar como opção durante o tratamento de seus pacientes.

Mais novidades prometem mexer com a indústria de games.

Otimizar a experiência do usuário é uma constante em empresas de tecnologia. No caso das corporações que trabalham com games, isto não é diferente. Por isso, mais novidades prometem mexer com o cenário dos jogos eletrônicos nos próximos meses. Sistemas de eye tracking estão evoluindo cada vez mais, gerando uma grande expectativas no futuro da Realidade Virtual integrada ao mundo dos games. Em poucas palavras a metodologia de eye tracking possibilita o acompanhamento da visão do jogador durante a utilização de um programa ou interface. Isto acaba ajudando na hora de entender quais são os comportamentos dos consumidores.

Além do eye tracking, outras novidades como transmissões ao vivo e interações em tempo real estão sendo aplicadas ao mundo da Realidade Virtual. Estas ações comprovam que a integração do mundo online com o mundo offline estão cada vez mais em voga. E todos estes pontos reforçam a necessidade da presença de profissionais criativos para criarem todas estas inovações.

A Realidade Virtual é apenas um dos exemplos de novas tecnologias que já estão sendo aplicadas nos tempos de hoje. Internet das Coisas, Blockchain, Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Impressões 3D e a Internet 5G são realidades cada vez mais presentes. Quando integradas, estas novidades tem um poder imenso. É o momento que os fanáticos por jogos permanecem na expectativa de encontrar games que gerem uma experiência inesquecível. 

Clique aqui para comentar ( )