Olá, leitores.
Hoje trago um projeto simples, mas encantador. Há tempos se discute os rumos do transporte público em todos os lugares do planeta. Carros, ônibus, táxis, bicicleta, etc.
E quase sempre esses projetos envolvem pessoas de diversas competências, e não lembro de conhecer ou saber de designers envolvidos neles.
Tenho pra mim que, assim como qualquer profissão, o design de um produto (que pode ser gráfico, visual, impresso, etc) deve ser feito primeiramente para o usuário. Que as discussões de vendas, marketing, publicidade e outras formas de divulgação desse produto sejam feitas depois. Antes, o principal: projetar para o usuário.
Ainda bem que existem prefeituras (formadas por pessoas) que pensam na população, que pensam da mesma forma que eu. Se querem que a população passe a utilizar o transporte coletivo, que criem atrativos básicos para que ela se encoraje a utilizá-lo, entre outras coisas como o aumento e melhora das frotas, mais segurança e principalmente conscientizar as pessoas a deixarem um pouco os carros em casa.
Desde que, na minha graduação propus uma nova comunicação visual para os ônibus de Porto Alegre (cidade onde moro), passei a me envolver e me dedicar a observar e estudar um pouco mais sobre como as cidades tratam o assunto mobilidade. Se alguém tiver curiosidade sobre o projeto, ele pode ser melhor visto neste post no blog Sinalizar.
E hoje, o que trago é uma forma sensacional de convidar as pessoas a andarem de ônibus. Os moradores de um bairro de Baltimore agora esperam seu ônibus em um lugar um tanto óbvio, mas muito criativo e persuasivo. Três “esculturas tipográficas” formam palavra “BUS”, enquanto funcionando como bancos e espaço de lazer ao mesmo tempo. O ponto de ônibus é uma colaboração criativa entre Emilio Alarcón, Alberto Alarcón, Ciro Márquez e Eva Salmerón, que projetam espaços em Madrid desde 1998 e que, nos EUA, fizeram este que é seu segundo projeto.
BUS é um lugar para desfrutar, interagir e conhecer enquanto espera o ônibus. É um espaço de lazer no meio do ritmo da cidade, um lugar divertido para a espera inevitável em uma parada de ônibus. É feita com madeira e aço, materiais normalmente utilizados para construir qualquer peça de mobiliário urbano. Cada letra de “BUS” é grande o suficiente para acomodar até 4 pessoas e protegê-las de quaisquer interpéries.
E vocês, queridos leitores? Conhecem algum projeto interessante que tenha sido feito pensando nas pessoas em primeiro lugar?
Um abraço e até a próxima.
Referências:
http://www.mmmm.tv/enindex.html
http://sinalizarblog.com/2012/12/19/comunicacao-visual-onibus-poa/