Design

Redesign da Ogilvy

A Ogilvy é uma das maiores firmas globais no sector da comunicação, fundada em 1948. Actualmente a empresa existe em pelo menos 83 países, e tem consigo cerca de 132 escritórios espalhados pelo mundo.

Seu fundador, David MacKenzie Ogilvy (23 de junho de 1911 – 21 de julho de 1999) foi um conhecido publicitário fundador e aclamado como como “o pai da propaganda”. Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade actualmente”.

David Ogilvy fundou a Ogilvy & Mather logo depois da II Guerra Mundial, hoje a empresa continua a ter um crescimento exponencial, o que chama também a pensar sobre como ela se ajusta ao tempo e as novas tendências do mercado. Considera-se “(…) uma porta para uma rede criativa, refundada para tornar as marcas importantes em um mundo complexo, barulhento e hiperconectado.”

 

Este ano a Ogilvy decidiu trabalhar na restruturação da identidade visual, e para isso a empresa confiou na agência Collins (a mesma que fez o redesign da Mailchamp). A Collins resolveu usar uma fonte serifada com ligadura para formar o novo logo desenhado para a marca, que durante anos carregou o “& Mather”, mas não mais. Apesar de ser bem simples e não muito memorável, a ligadura no “gi” é realmente simpática e pode ser interpretada como uma conexão. Pode, e deve render mais, no futuro.

A conhecida assinatura do David foi alterada para uma tipografia serifada e pode-se notar também a alteração do tom cromático, que associado a tipografia torna este redesign eficiente, memorável e flexível. Nesse projecto de redesign a empresa fundada por David ganhou uma tipografia própria, composta pelas Ogilvy Serif e Ogilvy Sans.

De acordo com a Collins, a mudança reflete também, novos valores. Assista aqui o “manifesto” “Change is our lifeblood”.

Clique aqui para comentar ( )