A Vodafone, uma das maiores operadoras de telemóveis, e considerada a maior em 2002, anunciou no último semestre de 2017 o novo posicionamento da sua marca, da identidade visual e do seu slogan. Várias empresas tem apostado em actualizar a identidade visual corporativa para não ficarem fora do tempo, apostando em tendências que movem o design e comunicação mundiais. Simplicidade e coerência visual tem sido as directrizes principais, com objectivo de gerarem mais impacto sobre os seus consumidores.
A Vodafone apostou num novo posicionamento, que é, sem dúvidas, das mais significativas evoluções dadas pela empresa a nível da sua identidade visual corporativa. Desde o seu lançamento o seu impacto tem sido visível e tão presente como nunca antes aconteceu, em diferentes meios.
A Vodafone é uma operadora móvel britânica, sedeada no Reino Unido, em Newbury. A empresa tem, actualmente participações em 25 países e tem uma rede de parcerias em mais de 42 países. A empresa tem mais de 260 000 000 de clientes, e o seu impacto está presente em quase todos os países onde existe e onde tem parcerias.
O projecto do novo posicionamento foi desenvolvido com a ajuda da consultoria da Brand Union , que participou em 2013 no redesign da marca.
A estratégia
O projecto do novo posicionamento foi desenvolvido com a ajuda da consultoria da Brand Union , que participou em 2013 no redesign da marca. A estratégia que está presente nos 36 países em que a Vodafone opera, pensada “para destacar a crença da Vodafone de que as novas tecnologias e serviços digitais desempenharão um papel fundamental na transformação da sociedade e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
A estratégia de posicionamento da marca Vodafone enfoca o optimismo sobre o futuro, usando o novo slogan: “O futuro é agora, você está pronto?” A primeira parte do slogan é apresentado em língua local na maior parte dos países e a segunda em inglês, o que seria: “il futuro è straordinario. Ready?” Em italiano; ou “El futuro es apasionante. Ready?” É espanhol.
O que mudou?
O reposicionamento da Vodafone melhorou, certamente a presença da multinacional no mercado a nível da comunicação. Vários aspectos a nível do design foram melhorados para tornar a marca cada vez mais presente na vida das pessoas e impor-se perante seus concorrentes directos.
Tipografia: A tipografia foi modificada, a palavra “Vodafone” não apresenta uma tipografia genuinamente projectada para o logotipo, entretanto é referenciada na tipografia corporativa como “Vodafone Bold”, usada nas comunicações da marca, essa mudança pode ser facilmente notada ao observar a letra “a”.
Aplicação do símbolo: na nova identidade visual dá muito mais ênfase ao símbolo, combinada a isso a expressão visual da imagem. A citação agora aparece como um gráfico central nas peças de comunicação.
Tendências
É notável a presença das novas tendências na comunicação visual da Vodafone, desde a conversão de um logotipo com volume a um totalmente plano, com um discurso totalmente futurista e revolucionária. As marcas estão cada vez mais a apostar em logotipos planos, que facilmente se adequam a interfaces digitais, oferecendo maior conforto.
Esta é provavelmente, uma das melhores revoluções da marca, nunca antes a Vodafone tinha lançado uma campanha igual. Veja o vídeo.
Veja página da Vodacom Moçambique.