Design

Revista DEZAINE, uma edição de celebração

Foi recentemente publicada a segunda edição da Revista DEZAINE, uma publicação editada em Maputo, Moçambique, pelo DESIGN Talk. A DEZAINE tem como especialidade abordar conteúdos sobre design, criatividade e inovação de profissionais de Moçambique e do mundo. Actualmente a Revista conta com leitores de diferentes cantos do mundo, onde se destacam: Moçambique, Brasil, África do Sul, Espanha, Portugal, Itália e Paraguai.

A segunda edição da Revista é especialmente dedicada a passagem do primeiro aniversário do DT, celebrado no mês de Junho. O DESIGN Talk foi consequência, de ter-se notado a ausência de um espaço, físico ou virtual para debater sobre como é feito o design em Moçambique e como é que a globalização tem influenciado os designers locais na busca de soluções para os problemas, em diferentes campos do design.

Nesta edição podem ser lidos diferentes conteúdos, com destaque para os 40 vencedores do concurso POSTERHEROES, entrevista com Thiago Fonseca, director criativo da mais antiga e mais premiada agência de publicidade de Moçambique, ilustrações originais de Arlindo Manga, artigo de reflexão sobre a cultura material de Ana Karina Gomes, pesquisadora e professora no Instituto de Artes e Cultura (ISArC), destaca-se igualmente um texto com dicas baseado no cartaz “Conquistável” um dos vencedores do concurso POSTERHEROES.

  
“Busca-se através do DESIGN Talk um espaço onde o design se possa firmar. Temos consciência que a construção e a afirmação do design, dos designers nacionais leva seu tempo, entretanto, o mais importante neste momento é continuarmos a levar a cabo as acções que iniciamos a um ano. Procuramos parcerias possíveis para que nossas iniciativas ganhem vida e sejam um diferencial e um espaço de encontros entre profissionais”

 

Mais do que discussão, o DT e a Revista DEZAINE é uma relevação dos reais desafios do sector. É um longo caminho a busca de uma identidade e partilha do que se faz em Moçambique, e uma busca pelo que existe pelo continente, pela lusofonia e pelo mundo fora. “O momento auge do princípio foi marcado pela realização da conferência que teve lugar Universidade Pedagógica, o primeiro maior encontro para debater design em Moçambique, subordinado ao tema RETICÊNCIAS DO DESIGN EM MOÇAMBIQUE. A partir deste e de mais encontros foi possível sentir que ainda havia muito que se falar sobre o design em Moçambique. Foi possível concluir que aquele podia ser um princípio de um longo percurso na busca de espaço”. As acções iniciadas a um ano, representam, segundo os fundadores um ponto de partida para conversas que podem dar continuidade nas escolas, em estúdios criativos, e sites e blogs sobre o design. Celebrar um ano de existência significa repensar diariamente na forma de actuar, na forma de propor soluções mais próximas aos problemas reais. DESIGN Talk significa também, uma juventude que abraça e conta as suas histórias, significa uma geração que imerso no contexto cultural pretende registá-la, criar referências.

Clique aqui para comentar ( )