Simplesmente Kombi

Saindo um pouco da linha grandes-agências-com-super-ideias-inovadoras, me deparei com um recente anúncio para mídia impressa que me surpreendeu positivamente. A surpresa não veio do fato de a peça ter sido criada por uma agência pequena, mas pela simplicidade criativa exposta ali.

Numa época onde existe um certo exagero por parte de algumas grandes agências na hora de criar propagandas, este exemplo vai além disso de forma bem mais simples. Não quero dizer aqui que uma propaganda, seja ela impressa ou não, tenha que ser sempre simples e sem rebuscamento nenhum, pois cada cliente exige um padrão e um trabalho diferente, mas quero reforçar o papel da simplicidade nas coisas, o que aqui também vai um pouco além de publicidade por si só.

É claro que as grandes agênciais tem feito muito bonito sim, mesmo com filmes elegante e super bem produzidos, com muita pompa e circunstância que enfeitam o pavão na hora certa.

Porém, vemos neste exemplo que agência pequena também pode fazer bonito. O anúncio de meia pagina de jornal intitulado “ Carrega fácil ate o peso da idade” feito pela agencia 11:21 Simplicidade criativa para a Volkswagem Recreio (Bairro carioca), foi elaborado para a popular Kombi, que sai de linha no final deste ano depois de 65 anos no mercado (Veja o anúncio abaixo).

Os dizeres “aposentou-se por tempo de serviço. Muito serviço” exaltam a idade e a utilidade da Kombi na vida do Brasileiro. O saudosismo também presente no título e no texto denotam que a Kombi foi muito importante para todos nós e por isso esteve presente em nossas vidas por tanto tempo.

A assinatura da Volkswagen coroa o momento com maestria e leva-nos a entender subjetivamente que a redação é simples porque a Kombi é simples e o momento é tão sublime e triste que o tom mais leve se torna totalmente permitido e aceitável. Não posso deixar de mencionar que assim como o texto e criação de Gustavo Borges, a direção de arte de Leandro Barbosa também contribuiu brilhantemente para o funcionamento da peça que com certeza cumpriu o seu papel de homenagear com a humildade que a Kombi merece.

Related posts

2 Whopper por “Vincent e cinco” reais: Burger King®? traz estrela de Todo Mundo Odeia o Chris em propaganda

iFood surpreende com publi silenciosa estrelada por Bia do BBB24 e react de Fernanda, a “Loba”, nas redes sociais

Quais são os tipos de cupons e códigos promocionais no AliExpress