Suas músicas já foram pra nuvem. E a sua comunicação?

Spotify, Deezer, Rdio, Google Play e outros serviços de audio streaming desembarcaram no Brasil há pouco tempo, mas…  Atualmente o Deezer já conta com mais de 1.5 milhão de brasileiros e que ficam mais de 28 minutos utilizando o serviço no mês(dados do próprio Deezer em Novembro/2014). Um novo acordo feito com a TIM Brasil pode aumentar em mais 700 mil usuários, base do Tim Music que deve migrar para o aplicativo.

O Spotify, por sua vez, cresceu mais de 50% no último ano. O formato de escutarmos música está mudando.  E muito rápido. Para os usuários, o serviço gira uma chave.  Assim como o netflix vem fazendo no conteúdo audio/visual pelo mundo. Ah, com um grande detalhe: não vamos falar mais de dispositivos. Posso ver meu netflix na smartv, no blueray, no playstation 3 (ou4) no computador, no smartphone ou no tablet. Posso escutar meu Deezer na minha smartv, no meu smartphone, tablet, no blueray, computador, no playstation (Spotify), chromecast, e, se eu tivesse um BMW ou Mini, até no meu carro.

Você não precisa mais esperar para ouvir a programação do rádio. Agora, posso escolher as músicas. Não quero escolher? Tem editores que buscam pra mim. Aleatórias ou pelo meu perfil. Quero ouvir uma rádio, sem parar, de um determinado estilo? Também posso. As mais escutadas da semana, do mês? Com certeza.

E, em alguns deles como o Deezer, você pode baixar e não precisa ficar utilizando o pacote de dados. Se eu fosse dono de uma rádio no Brasil que vive apenas de música, estaria com bastante receio da minha audiência. Não amanhã, talvez em 5 anos. Mas, vamos voltar a comunicação. 

Como sua agência está se preparando para esse momento? Se você quiser ser um anunciante nesses serviços, eles ainda segmentam (em regra geral) de uma forma bastante interessante: faixa etária, sexo, geolocalização, perfil de música, faixa horária, etc. O mais legal é a precisão dos dados. Via facebook ou cadastro próprio. 

Hoje em dia, portanto, já é importante pensar nessas plataformas para divulgar a comunicação dos seus clientes. Mas, é preciso lembrar da audiência das rádios e da credibilidade que alguns locutores possuem. Tudo com muito estudo e muito pé no chão, estamos vivendo um período de muitas possibilidades.

Vale a pena estudar o case da BMW no spotify nos Estados Unidos ou da Nivea no spotify Brasil. Acabamos de lançar uma campanha no Deezer para a Capricche. Essas plataformas disponibilizam diversas e novas formas de anunciar: criando e divulgando playlists, exibindo audios específicos, banners em formatos diferenciados dentro dos aplicativos/sites e tantas outras.

Estudem, planejem e executem da melhor forma possível essa nova forma de se comunicar. Seus clientes agradecem.

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