Ultimamente confesso que o meu interesse por marcas tem se aflorado cada vez mais, especialmente quando se trata de marcas novas que ainda estão se estabelecendo no mercado. Indo por esse caminho sempre que vou ao supermercado fico ligado nas prateleiras para ver se encontro algo novo, que chame atenção e nos últimos tempos isso vem acontecendo com uma marca em especial: Sucos do bem. Como o nome já diz, trata-se de uma nova marca de sucos de caixa, porém com um diferencial pra lá de especial: a origem, qualidade e conservação do produto. A sucos do bem é uma marca genuinamente carioca que se posiciona como um suco de caixa mas sem os conservantes e aditivos químicos usados por outras marcas. Antes de entrar em maiores detalhes e discutir essa estratégia e posicionamento inteligente com um design “bacaninha” vamos entender um pouquinho mais sobre a marca.
“Jovens Cansados da Mesmice”
De acordo com o site da empresa (www.dobem.com) ela foi criada em 2007 no Rio de Janeiro com um sonho iniciado na casa de sucos preferida dos jovens fundadores. Eles simplesmente pensaram: Por que ao invés de as marcas de suco ficarem competindo entre si com os mesmos sucos de caixa adicionados de conservantes e com processos químicos avançadíssimos não existem marcas que possam trazer esse suco fresquinho da loja para dentro da caixinha? E foi o que criaram e fizeram. O Simples prazer de pegar uma fruta fresquinha do pé e espremer até virar suco e criar um maravilhosos sabor podia ir além das tradicionais casa de sucos. Sim, ele poderia e foi parar nas prateleiras dos supermercados para serem comercializados junto aos outros que ainda se acotovelam entre os químicos e conservados.
Eles então desenvolveram técnicas simples de embalagem a vácuo e envasamento para evitarem a conservação química e estabeleceram uma missão simples: ser uma marca verdadeira, transparente e gentil, tratando os clientes como amigos, com uma linguagem bem informal. Nas prateleiras o que vemos está longe de ser aquela velha embalagem com frutas estampadas. Optaram por ilustrações com personagens divertidos e simpáticos ao lado de cores alegres e tropicais para lembrar o clima do nosso Brasil, o que já indicava ambição para uma possível expansão país a fora (veja abaixo fotos dos produtos). O slogan acima descrito como subtítulo trata-se do slogan da do bem, o que indica claramente o espírito desses jovens que fundaram e desenvolveram a empresa.
Posicionamento bem definido
Com uma missão clara e que já traduz a personalidade casual da marca, assim como os jovens são, a do bem investiu alto em design e linguagem alternativa, fugindo da tradicional linguagem corporativa do mercado de sucos. De acordo com um artigo da revista exame online sobre a marca, a comunicação também investiu no humor como um imperativo para a marca. Parte desta linguagem bem humorada está no texto da embalagem que como a reportagem diz, ao invés de “fure aqui” lemos “vai com tudo” e assim por diante.
Outro grande incentivador da linguagem formal é o frutomóvel (veja na galeria de imagens), um carro com asas que circula pelas praias do Rio oferecendo amostras grátis de seus sucos. Além dessa proximidade com os consumidores a marca ainda cresce nas redes sociais investindo pesado em engajamento estimulado pela Internet.
No ano de 2013 a empresa ainda conseguiu o que sempre sonhou: se expandir. Tudo ainda está muito no início, pois eles ainda pretendem continuar em expansão, mas atualmente a marca já é distribuída no sul, sudeste, Mato Grosso do Sul, Brasília e agora caba de chegar ao nordeste, como vangloriado em seu site. Tudo isso ocorreu graças ao acordo de distribuição com o grupo Pão de Açúcar, o que lhes da ainda mais força nos negócios.
O fato é que mesmo desenvolvendo uma ideia não original, pois já existe no mercado estrangeiro, onde é utilizada fortemente em outros setores também, a Sucos do bem se destaca dentre os adeptos dos sucos naturais e que odeiam os industrializados já existentes.
O que me chamou a atenção na marca e o que a faz um forte potencial de venda é a forma clara, simplória e informal como a marca lida com o público. A Hardcuore, agência de design que cuida de toda a identidade visual da marca, realizando belíssimos stop motions como os que vocês podem conferir abaixo, com certeza tem um papel fortíssimo nessa nova proposta. O que eles realizam é nada mais do que um excelente trabalho de storytelling que vai envolvendo cada vez mais o seu target e seduzindo potenciais investidores.
Portanto, parabenizo a Sucos do bem pela bonita iniciativa e a Hardcuore pelo lindo trabalho. Desejo que continuem assim e prosperem cada vez mais pois hoje em dia esta cada vez mais raro vermos empresas com essa visão ampla e informal de negócios apresentado pela do bem.
Confira abaixo três dos stop motions criados pela Hardcuore: