Design Tecnologia e Design nos novos carros da Peugeot

Tecnologia e Design nos novos carros da Peugeot

Por Mauri Ribeiro

Olá, pessoas! Hoje o nosso assunto é um pouco diferente do comum. Vamos bater um papo sobre o design de carros. Sim! Carros (ou Design automobilístico). Não sei se você é um fã dessas máquinas como eu, mas acho que as vezes é bom diversificar um pouco os conteúdos que entendemos. Por isso, o artigo dessa semana vai ser sobre o design inspirador do Peugeot 208, mas, antes de tudo vamos conhecer a história da fabricante.

A Peugeot começou como um pequeno negócio de família em 1700, iniciando seus trabalhos com um dos membros da família, o  Armand Peugeot, mas apenas em 1810 que Jean-Pierre II e Jean-Frédéric, os dois filhos de Jean-Pierre Peugeot, consolidaram a empresa para um moinho de cereais transformado em fundição de aço. Com pouco tempo depois, mas precisamente em 1850, a ‘empresa’ inovou quando começou a produzir serras de fita, molas e armações para guarda-chuvas. Nessa época, o ícone do leão já era o símbolo da empresa. Com o aumento de vendas e crescimento da empresa, em 1858 a empresa registrou sua marca no Conservatório Imperial de Artes e Ofícios. A linha de montagem foi se expandindo e em 1882, a empresa começou com a produção de bicicletas.

O conhecimento adquirido na produção de bicicletas e sua posterior motorização colaboraram para o desenvolvimento dos primeiros triciclos e quadriciclos automotores comercializados pela empresa. Em 1889, impulsionada pelo visionário Armand Peugeot, a Peugeot apresenta o primeiro veículo automóvel com a sua marca: o Serpollet-Peugeot, triciclo a vapor realizado em colaboração com Léon Serpollet.

http://planetcarsz.com/marcas/imagens-de-carros/peugeot-serpollet/10823

http://planetcarsz.com/marcas/imagens-de-carros/peugeot-serpollet/10823

AGORA, SIGAMOS PARA O CONCEITO DO PEUGEOT 208

A Peugeot criou um novo posicionamento para a marca. Partindo do princípio de que os clientes estão cada vez mais exigentes, os carros da marca estão buscando oferecer mais refinamento, tecnologia, conforto e qualidade.  Baseado no conceito de dinamismo e sofisticação voltado para o prazer da condução dos usuários.

A PEUGEOT lança no país o Novo 208. A linha 2017 do hatch compacto premium consagra o icockpit
como o grande diferencial da PEUGEOT no mercado e expressa de forma fiel a nova fase da
empresa e a mudança pela qual passou seu portfólio de produtos: atualmente é a mais moderna
gama de automóveis já oferecida pela Marca no Brasil. Além de comercializar veículos cada vez mais equipados, destinados a clientes que buscam refinamento, qualidade e tecnologia, no Novo 208 cada elemento de sua concepção foi pensado para proporcionar aos motoristas e passageiros uma experiência surpreendente a bordo do modelo.

05042016-20-alta-4474

O volante possui dimensões reduzidas, o que facilita a usabilidade para a movimentação do carro. Com uma central multimídia ergonômica e multifuncional de 7 polegadas, a visibilidade das informações fica tolamente simples e funcional.

Para conceber essa nova gama, que incorpora uma ampla lista de equipamentos, a PEUGEOT realizou um profundo estudo de mercado para descobrir quais itens são mais relevantes para os consumidores do segmento de hatchs compactos.  Com essa repaginada de elementos para os novos carros, algumas considerações foram melhoradas a fim de melhorar o design dos carros da linha, entre eles: ar-condicionado digital bi-zone, piloto automático, volante em couro, alarme, air-bags laterais, Air-bags de cortina, central multimídia touchscreen, conexão com Link MyPeugeot e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

05042016-742-alta-4494 05042016-45-alta-4445

“O PEUGEOT 208 já era reconhecido como uma das melhores opções de compra no segmento. Agora, com a ampliação da lista de equipamentos de série, nosso hatch passa a oferecer mais conforto, segurança e tecnologia aos clientes, e se destaca ainda mais frente à concorrência”, comenta Frederico Battaglia, Diretor de Marketing.

EVOLUÇÃO DO MODELO

Em sua primeira versão, que já oferecia entre seus principais equipamentos direção com assistência elétrica, ar-condicionado, rádio com entrada USB e conexão Bluetooth para celular, luzes diurnas no conjunto ótico e lanternas em Leds, a Active acrescenta ao modelo para a linha 2016 os faróis de neblina, vidros elétricos também para as portas traseiras, retrovisores com ajuste elétrico, alarme ultrassom, banco traseiro com apoio de cabeça para o passageiro do centro e volante multifuncional.  Avançando em um modelo cada vez mais completo e refinado, a versão Allure, que conta com teto de vidro panorâmico – mais uma exclusividade da marca no segmento – e a ampla lista de itens de série da Active Pack, acrescenta o sensor de estacionamento traseiro – um grande facilitador no momento de realizar manobras – e regulador e limitador de velocidade, outro recurso muito útil principalmente na condução do veículo na estrada.

Demarcando seu território de atuação de forma categórica e definitiva, a PEUGEOT elevou ainda mais o patamar do segmento dos hatches compactos premium com o lançamento do 208 GT, hot hatch compacto nacional mais emocionante e divertido do país. Equipado com o reconhecido e multipremiado motor turbo THP de 173 cv de potência máxima, esse legítimo hot hatch alia alto desempenho – com aceleração de 0 a 100 km/h de 7,6 segundos – a um estilo dinâmico que proporciona prazer de dirigir absolutamente único. A modernidade do Novo 208 é também realçada por sua oferta de motores, tanto que as três opções oferecidas pela linha 2017 conquistaram a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro. O destaque fica com o tecnológico 1,2 L PureTech, o mais econômico do Brasil, que estreia o moderno e premiado propulsor de três cilindros e 90 cavalos de potência máxima do Grupo PSA Peugeot Citroën na América Latina. Bicombustível, o motor dispensa o uso do tanquinho auxiliar para partida a frio, é 37% mais econômico do que o 1,5 l de 4 cilindros do atual 208, e 25% mais
eficiente em média quando comparado aos concorrentes, em ambos os casos no uso urbano.

A gama do PEUGEOT 208 também disponibiliza uma caixa automática sequencial de quatro velocidades que possibilita a troca manual de marchas pela alavanca ou por aletas atrás do volante, proporcionando ao motorista um toque de esportividade. Ele pode escolher ainda entre os modos.

05042016-668-alta-4489

ECONOMIA GARANTIDA

Para comprovar o baixíssimo consumo de combustível do Novo PEUGEOT 208 equipado com o motor Puretech 1.2l de 90 cavalos de potência, a marca submeteu o hatch a uma prova desafiadora: percorrer 1.000 quilômetros, entre São Paulo e Brasília, com apenas um tanque de combustível. Após concluir o trajeto em 14 horas, o hatch, abastecido com gasolina, manteve um consumo excelente, acima dos 20 km/l em velocidade média de 85 km/h. Quando chegou ao Congresso Nacional ainda restavam 200 km de autonomia, comprovando a eficiência do novo motor do PEUGEOT 208. Todos os índices registrados no teste foram acompanhados pelo Instituto Mauá, que participou da viagem a fim de certificar que tudo foi realizado dentro de condições normais de rodagem.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, chega ao seu oitavo ciclo com uma participação recorde (795 modelos e versões) desde sua criação, em 2008 – agora, todas as montadoras e importadoras já aderiram e, com isso, 90% dos carros comercializados no país trazem a informação de eficiência de consumo e emissão de gases, tanto de poluentes quanto de efeito estufa (CO2). Seguindo a nova metodologia do Inmetro, o PEUGEOT 208 recebeu, nas três motorizações disponíveis (1,2, 1,6 e 1,6 Turbo) a letra “A”, que indica a melhor eficiência e o mais baixo consumo de combustível e emissões de poluentes.

05042016-77-alta-4510

ALGUMAS INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Suspensão com lei de amortecimento específica, visando à condução esportiva;
  • Pneu esportivo com perfil baixo (205/45 R17 88V) Michelin Pilot Sport 3: pneu de baixo
    atrito ao rolamento, otimizado para reduzir o consumo de combustível e alta aderências nas
    curvas;
  •  Direção com melhor precisão do centro e calibração orientada para altas velocidades;
  • Freio: Disco dianteiro com diâmetro maior em 17mm e em 6mm na espessura. Discos
    sólidos nas rodas traseiras;
  • Sistema ESP com calibração específica, para aumentar o controle em altas velocidades e
    curvas agressivas;
  • Hill Assist mantém o veículo imobilizado durante 2 segundos em uma saída em ladeira,
    dando tempo suficiente para mover o pé do freio para o pedal do acelerador sem que o
    veículo se mova;
  • Com os faróis baixos ou altos ligados, permite que o feixe de luz do farol de neblina
    ilumine o interior da curva, quando a velocidade do veículo for inferior a 40 km/h
    (condução urbana, estrada perigosa, cruzamentos, manobras de estacionamento,
    etc). Esta função é acionada com ativação da luz indicadora de mudança de direção
    correspondente ou a partir de um determinado ângulo de rotação do volante.
    Esta função fica inativa quando o ângulo de rotação do volante for inferior a um
    determinado valor, a velocidade superior a 40 km/h e quando é engatada a marcha à ré.

Com certeza, esse modelo é um dos mais sofisticados e modernos quando o assunto é carros. A Peugeot tem investido muito em tecnologia e design para os seus carros, proporcionando muito mais conforto e satisfação para os usuários e fãs de carros.

Abraços e até mais!

 

Parte do material foi daqui.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A