Com a aproximação de 2024, as empresas estão alinhando as suas estratégias às tendências emergentes no dinâmico cenário do marketing digital. Os principais especialistas no tema apontam que as transformações tecnológicas, associadas à gestão de dados dos clientes e à Inteligência Artificial, serão peças-chave na definição do sucesso organizacional em 2024, aprimorando a experiência do consumidor.
“Estamos testemunhando uma transformação notável no cenário do marketing. A automação eficiente, a Inteligência Artificial e a inovação constante são imperativos para as empresas que desejam prosperar. As tendências de marketing para 2024 promovem uma abordagem mais centrada no cliente, sustentável e tecnologicamente avançada”, explica Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi Digital Solutions.
Inteligência Artificial para Hipersegmentação
O consumidor atual busca experiências feitas à medida. Com a vasta quantidade de dados disponíveis a partir dos diversos pontos de contato, as marcas podem aproveitar a informação coletada para análises sofisticadas. O resultado esperado são estratégias de marketing hipersegmentadas por Inteligência Artificial, com conteúdos e recomendações de produtos personalizados para cada consumidor.
“A capacidade de antecipar as necessidades do cliente e entregar mensagens personalizadas será um diferencial competitivo significativo. À medida que as tecnologias de aprendizagem automática evoluem, a personalização torna-se mais assertiva, deixando as estratégias de marketing de massas cada vez mais obsoletas”, destaca Caruana.
Phygital Experience
Segundo dados da multinacional EY, 36% das empresas estão a investir na digitalização da jornada do cliente. Contudo, apesar do foco nos canais digitais, o estudo realizado pelo Euromonitor International identificou que 78% de todas as compras realizadas no mundo serão feitas em lojas físicas até 2024. Com o avanço da realidade aumentada (AR) e virtual (VR), os e-commerces irão explorar experiências de compra mais imersivas, enquanto a mídia de varejo irá remodelar a interação com os consumidores, integrando a publicidade à experiência de compra nativa do cliente.
“O Phygital Experience será uma tendência destacada, integrando perfeitamente o ambiente físico e digital. As marcas poderão criar experiências de compra envolventes e personalizadas, transcendendo as barreiras entre o online e o offline”, observa o Head de Marketing da E-goi Digital Solutions.
Responsabilidade social e sustentabilidade
Com consumidores mais críticos, a conscientização ambiental e social crescente impactará as decisões de compra. Empresas serão desafiadas a incorporar práticas sustentáveis e comunicar de forma transparente seus esforços. “Estratégias de marketing devem refletir valores éticos, promovendo uma conexão mais profunda com os consumidores, muito além de uma simples abordagem comercial”, ressalta Caruana.
Vídeos e conteúdos de curta duração
O vídeo marketing, especialmente em plataformas de curta duração como TikTok e YouTube Shorts, domina as estratégias de marketing. Sua natureza envolvente se alinha perfeitamente às expectativas dos consumidores modernos, com marcas utilizando vídeos não apenas para publicidade, mas também para contar histórias e lançar produtos.
“As tendências delineiam um panorama emocionante para o marketing digital em 2024, promovendo uma abordagem centrada no cliente e tecnologicamente avançada. A busca por soluções mais eficientes e sustentáveis será uma tendência crescente, não só para 2024, como também para os anos a seguir”, conclui Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi Digital Solutions.