Tipografia, um dos elementos fundamentais na criação de uma peça publicitária ou editorial.
O que é certo, tipologia ou tipografia? O que significa cada termo?
Vamos então mergulhar um pouco neste mundo.
TIPOLOGIA
Tipologia é o estudo da formação dos tipos, um conjunto de caracteres tipográficos.
˜Embora questionável, a nomenclatura é absolutamente normal no dia-a-dia dos profissionais. Aliás, é comum ouvir o diretor de arte falar mais tipologia do que tipografia. Por essa razão, discutir se a nomeclatura vale ou não é bobagem. Parto do seguinte princípio: o nome virou domínio público, a língua o absorve, então está correto, não se incomode” Trecho retirado do livro Os primeiros segredos da direção de arte, Newton Cesar
Não é o termo correto, mas é muito usado em agências.
TIPOGRAFIA
É o processo de criação – a grafia do tipo e sua impressão.
Por exemplos: Quando você tem uma mensagem não impressa ou manuscrita e precisa imprimi-la, ocupando espaços vazios, dando-lhe forma impressa, você está fazendo tipografia.
Tipografia vem do grego typos, ˜forma, e graphein, ˜escrita˜
TIPO
É um termo usado para determinar o desenho de uma família de letras(tipos), por exemplo: Times, Arial, Bahaus, etc. As variações dos desenhos dessa família – Italic, Light, Médium, Black, Extra Black, Caixa Alta, Caixa Baixa – são tratadas como fonte,
FONTE
Fonte é o conjunto de caracteres de um mesmo estilo (família) em todos os corpos e variações de caixa alta e baixa, acentos, pontuações e etc.
Fonte vem do latim foundere (fundir). Antes da era digital, fundir era a técnica usada para fazer tipos de metal.
Confira nos próximos posts o processo de construção dela.
Confira o post sobre “Tipografia: O processo histórico dessa arte”