Publi e MKT Tipos de Email: 21 Exemplos Criativos para Elevar o Nível do Seu Email Marketing

Tipos de Email: 21 Exemplos Criativos para Elevar o Nível do Seu Email Marketing

Por Hugo Pascoal

O Email Marketing continua a ser o melhor canal para recolher a informação de cada um dos seus contatos e de todas as suas ações. O Email é a principal fonte de dados para os profissionais de Marketing (Forbes), até mesmo para descobrir a essência da sua Proposta de Valor ;)

É por isso que vamos apresentar 21 exemplos criativos de emails – por acaso, são excelentes exemplos… não nos cansamos de repetir isso ;) Use-os para comunicar com os seus contatos, mas prometa-nos que os irá usar alinhados com o ciclo de vida/compra e interesses de cada contato. Pode ser?

21 tipos de emails marketing criativos

Email #1: Desafios e Desejos

O email de boas vindas é uma oportunidade de ouro para conhecer melhor o contato que acabou de adquirir.

Exemplo:

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Figura 1 – Can I Ask You A Question? Velas Batizado

Email #2: Email de Apresentação Pessoal

Emails de boas vindas também são uma excelente oportunidade de agradecer e dar a conhecer melhor a sua empresa e equipa, ao novo contato. Isto para além de reforçar a sua proposta de valor. Ao automatizar o envio deste email, apenas tenha o cuidado para ser enviado no horário laboral. Se realmente quer fazer sentir que é um email pessoal ;)

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Figura 2 – Welcome to Webydo – important information inside Batizado

Email #3: Incentivar começar a usar o produto/serviço

Pode enviar este email (para incentivar a começar a usar o produto/serviço) em conjunção com o email de boas-vindas. O objetivo é fazer o novo contato começar de imediato a usar o produto/serviço e sentir que tem valor.

Apenas uma chamada de atenção: não apresente todas as funcionalidades do seu produto/serviço neste email. De preferência deve apresentar uma funcionalidade – daí a importância do “#Email 1: Desafios e Desejos” para conhecer melhor os seus contatos e enviar e qual a funcionalidade que eles mais valorizam.

Exemplo:

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Figura 3 – Getting Started Onboarding Email Series from Pinterest Lembrancinhas de Batizado

Email #4. Oferecer um incentivo para facilitar a primeira compra

O email de boas-vindas também pode ser uma excelente oportunidade para incentivar a primeira compra. Se o contato se inscreveu para receber a sua Newsletter ou para testar gratuitamente o seu produto, e caso faça sentido para o seu produto/serviço, pode oferecer um desconto.

Exemplo:

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Figura 4 – New Signup Onboarding Ecommerce Email with Discount from ThredUp Convite Batizado

Email #5: Completar o perfil

Para que possa obter mais dados para o seu Marketing Automation, necessita de informação dos contatos. Só assim consegue que o seu Marketing seja relevante e útil para cada um dos seus contatos. Aconselhamos a pedir o mínimo de informação no momento da captação do contato (lead generation), para minimizar a fricção (pedir muitos dados).

No entanto, pode e deve pedir mais alguns dados nos emails de confirmação da inscrição, tal como no exemplo seguinte:

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Figura 5 – Your Evernote installation is incomplete

Email #6: Sazonais (datas/temas)

Se fizer sentido para o seu negócio, crie emails sazonais (datas/temas).

Exemplo:

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Figura 6 – Get 55% Off Grammarly Premium for Back to School

Email #7: Promoção/Vendas

Não envie demasiados emails comerciais, a não ser que os seus contatos esperem que isso aconteça. Ou então, envie quando tiver promoções – se pudermos, todos nós adoramos pagar menos, tal como neste exemplo:

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Figura 7 – Inside: a big end-of-summer treat (for two days only)

Email #8: Divulgação de novos produtos/serviços

É um crime não aproveitar a oportunidade de comunicar com os seus contatos sempre que oferece um novo produto/serviço ou melhora os existentes. A não ser que os seus contatos tenham recusado receber este tipo de emails! Veja este exemplo:

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  Figura 8 – [New Feature] Facebook Pages Report

Email #9: Newsletters

Email que envia regularmente (diário; semanal; quinzenal; mensal…) para os subscritores (quem se inscreveu para receber a Newsletter). Existem 2 grandes tipos: normal (informações úteis) ou promocional (e-commerce).

Vejamos um exemplo de uma newsletter promocional:

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Figura 9- Tesla Updates: August 2015

E um exemplo de uma newsletter com informações úteis:

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 Figura 10 – Tips to Find the Best Airfare

Email #10: Recibos/Comprovativos da compra

Por norma, a maioria das empresas não aproveita estes emails da melhor forma. Ou seja, estes emails podem ser aproveitados para além da informação da compra, para passar informação útil, ou até mesmo uma oportunidade de vender mais.

Veja por exemplo:

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Figura 11 – MOO | Order 12345678 | Confirmed

Email #11: Recuperar Password

É garantido que os seus contatos irão abrir este tipo de email. Aproveite esta oportunidade para melhorar, ainda mais, a experiência do seu contato/usuário. Repare na linguagem e no design simples, mas atrativo e claro, deste exemplo:

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Figura 12 – Password Reset Email Design from Slack

Email #12: Verificação de Inscrição (double opt-in)

É garantido que os seus contatos irão abrir este tipo de email, tal como os emails de recuperação de password. Veja como no exemplo seguinte, para além da linguagem e design simples, claros e atrativos, este email é aproveitado para incentivar a começar a usar o produto.

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Figura 13- Welcome to Webflow – Please Verify Your Account

Email #13: Envio de Encomenda

Sempre que alguém faz uma compra, e se essa compra envolve o envio do produto, gosta de saber se o produto já foi enviado… e também fazer o tracking da encomenda (quando isso é possível). Este email pode ser aproveitado, além da informação base da encomenda, para adicionar produtos relacionados e upsell, tal como na imagem seguinte:

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Email #14: Renovação de subscrição

Se o seu produto/serviço é de renovação (automática ou manual) então deve enviar um email para relembrar que a renovação está próxima. Caso contrário, o cliente pode esquecer-se, ou o meio de pagamento estar expirado. Ou seja, irá perder clientes e receitas.

Aproveite este email para reforçar o valor do seu produto/oferta, tal como na imagem seguinte:

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Figura 17 – Your Apple Music membership is almost up

Email #15: Envio do que foi pedido pelo contato

Sempre que um contato pede (de preferência através de um formulário) algo (eBook; download; informações) recomendamos que lhes envie um email. Isto porque é quase seguro que irão abrir esse email. Vejamos este bom exemplo:

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Figura 17 – Here’s your Free Slides Design Resources

Email #16: Abandono de carrinho de compras

68,63% é a taxa média de abandono do carrinho de compras online (Baymard Institute). Cerca de 50% são abertos; cerca de 33% resulta em compra efetuada (MarketingSherpa)

Veja este exemplo, em que introduz algum humor ;)

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Figura 18 – Everything cool with your transaction?

Email #17: Percurso do contato no seu website

Com Marketing Automation é fácil de saber e analisar, em detalhe, o comportamento do contato no seu website: pesquisa; visitas; abandono de páginas, login… Aproveite essa informação para enviar emails personalizados e assim converter esses contatos em clientes e vender mais.

Veja este exemplo enviado para quem não visita o website com regularidade:

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Figura 19 – We haven’t seen you in a while.. :(

Email #18: Pedir avaliação (review)

O consumidor atual gosta de comparar e obter a opinião dos outros quando está a pensar comprar produtos/serviços – em especial se esses produtos/serviços têm impacto nas suas vidas e finanças. Por isso, envie um email de pedido de opinião algum tempo depois dos seus clientes terem adquirido os seus produtos/serviços.

Tal como neste exemplo:

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Figura 20- How did you sleep?

Email #19: Pedir feedback (questionário)

Marketing Automation é fantástico. Ficamos a conhecer muito melhor os nossos contatos. Mas, isso não nos deve impedir de usar outras formas mais diretas de conhecer, ainda melhor, os nossos contatos. Como? Enviando, regularmente emails com questionários. Para além de permitir conhecer, ainda mais, os nossos contatos, eles sentem-se mais valorizados.

Veja este exemplo:

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Figura 21 – Matthew, we want to hear from you!

Email #20: Relatório de atividade/progresso

Caso faça sentido para o seu produto/serviço deve enviar regularmente emails com o resumo do progresso e atividade executados pelos seus contatos.

Veja este exemplo:

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Figura 22 – Grammarly Weekly Progress Report & Tips

Email #21: Reativação de clientes

Uma das formas mais rápidas de gerar mais receitas é reativar os contatos/clientes que estão inativos.

Veja este exemplo:

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Figura 23 – You got this

Com tantas opções, qual é a sua desculpa?

É claro ainda faltam muitos outros tipos de emails – não apresentamos todos aqui. No entanto, acabamos de ver 21 emails fabulosos que pode começar a enviar imediatamente. Se chegou até aqui, não se fique apenas pela leitura. Passe à ação e implemente um email para cada uma das fases do ciclo de vida dos seus contatos no seu auto-responder ou funil de vendas.

Em menos de nada, irá aumentar as suas receitas ;)

Não sabe em que fase do ciclo de vida/compra está cada um dos seus contatos?

Não se preocupe. Com os Autobots E-goi é tão simples como escolher um trigger. Pode ser qualquer coisa: a inscrição num formulário, a abertura de um email, um clique e até uma compra ou um carrinho abandonado! Em cada ação, pode aplicar tantas tags quantas quiser aos seus clientes. Até pode classificá-los com uma tag se acontecer X e outra se for Y. Excelente para segmentar todo o seu funil de vendas ;)

Veja como o E-goi automatiza o seu marketing:

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