Saber trabalhar em equipe é um dos requisitos que muitas agências de publicidade contam, mas nem todos profissionais sabem valorizar e tirar proveito do momento, alguns por uma simples questão de egoísmo (Fui EU que fiz!) ou falta de conhecimento das vantagens.
Existem alguns benefícios de se trabalhar em grupo? Tem como tirar proveito? Depois de entregar a campanha, podemos festejar? Hum… qual é a sua resposta?
Benefícios
Na agência existe o atendimento, planejamento, pesquisa, mídia, criação e produção, todos juntos formam uma grande equipe, cada um faz o que é de sua responsabilidade, mas na hora de decidir para que caminho ir, qual é a ideia principal da campanha, qual é o resultado que é esperado, eles vão sentar e conversar, nem que for uma vez e o restante segue pelo briefing. Já pensou algum material sair errado, pelo motivo de alguém que não quis tirar alguma dúvida ou passar informação? Espero que não aconteça, isso mostra uma tremenda falha de comunicação.
O setor da criação é o que trabalha praticamente em grupo ou dupla criativa. Responsável pela criação de ideias para peças publicitárias, eles precisam analisar o próprio repertório e expor o que acha melhor, com o conhecimento de cada um, vão gerar uma ideia central de acordo com o briefing e depois polir.
Dentro das equipes se encontram várias habilidades, uma pessoa não é boa em tudo, mas um grupo sim, por haver várias experiências que são compartilhas e a criatividade que vai surgindo com o decorrer da discussão. Não é impossível uma pessoa fazer tudo sozinha, mas dá uma correria e às vezes pelo tempo, fica no superficial.
Proveito
Aproveite o momento e o know-how dos profissionais para adquirir mais conhecimento. Deixe as ideias fluírem, talvez algo que não seja válido na primeira vez pode ser utilizado depois para agregar algo.
Conversar em grupo serve para sair do evidente e descobrir como pode dizer algo que não seja óbvio, por isso que é importante que todos não caiam na mesmice.
Tenha paciência, pois cada um vai querer falar o que pensa, seja humilde para escutar e reconhecer se a ideia é melhor que a sua. Não critique ninguém, todos têm uma razão por pensar daquela maneira e hostilizar a pessoa, vai deixar um ambiente desconfortável e propício a planejamentos mal encaminhados.
Depois de tudo, divida as tarefas e não fique com preguiça, uma equipe depende do esforço de cada membro e se um atrasar ou fazer de qualquer jeito, o projeto não vai ficar da forma que foi planejado inicialmente.
Para finalizar, nunca é ruim realizar um trabalho em equipe, principalmente dentro de uma agência de publicidade, onde a dedicação e a união de cada membro do grupo é essencial para se ter um resultado de sucesso. Ah, estava me esquecendo! Depois de tudo aprovado e publicado, é só juntar a galera e ir festejar, já que o sentimento de vitória é mais gostoso quando se tem alguém para compartilhar.
Imagem: Freepik.