Comportamento

Tudo o que você assiste acaba moldando um pouco você

Desde a moda aos jargões, as séries e filmes que assistimos são capazes de influenciar nossos comportamentos.

Entender os comportamentos humanos ajuda-nos – designers -na compreensão de como o nosso trabalho pode ser melhor desenvolvido para o atingimento dos objetivos de materiais audiovisuais. Em tempos de isolamento social as pessoas mudaram muito o seu comportamento, minimizando o número de interações sociais diretas e, ao tempo em que essas interações sociais diminuem, algumas reflexões sobre o que influencia os nossos comportamentos são necessárias, e no meio dessas reflexões, me deparei com o seguinte questionamento: já pararam para perceber como o que assistimos influencia o nosso comportamento e os nossos interesses? 

 Se você não está entendendo bem o que estou dizendo, vou pegar por exemplo Tropa de Elite! 

Saiba quem é quem em 'Tropa de elite 2' - Jornal O Globo
Meu xará, André, um dos personagens mais transformados durante a história de Tropa de Elite

Eu sou de uma cidade do interior mineiro. Aqui, em minha região, temos o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), e que eu percebo que faz um trabalho fantástico, mas NUNCA tinha ouvido falar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ou de seus métodos e atividades. Não é de se esperar que fosse diferente: não fazia parte de minha realidade ou do meu contexto.

Após assistir o filme, o BOPE passou a ser conteúdo de minhas conversas, e diversas falas do filme passaram a fazer parte do meu vocabulário. Meu vestuário também foi impactado: eu tinha várias camisetas com frases e referências ao filme.

“A imitação se dá de maneira natural, pois o ser humano é um gregário. Isso significa que somos naturalmente sociais e precisamos do outro para olhar para si, para identificar o que neles se parecem ou se diferenciam. Todo esse processo vindo das produções midiáticas funciona como uma âncora para o autoconhecimento”, diz Deborah Perez, psicóloga clínica, mestre e doutora pela Unesp.

Esse é um trecho retirado e adaptado de um estudo conduzido pela Betway, site de roleta online, sobre o tema.

Passando por Tropa de Elite, Mindhunter, até as recentes Gambito da Rainha e The Crown, o estudo mostra como as tendências, personagens, e histórias tratadas nessas obras possuem uma real influência no comportamento social humano, em seus interesses, hábitos, e consumo. 

Não vou me estender divagando sobre a importância de precisarmos entender isso, mas quero recomendar a todos que acessem o artigo “Afinal, como as séries de grande sucesso impactam a sociedade?” , e leiam seu conteúdo na íntegra (o link está logo acima). O conteúdo com certeza é enriquecedor e vai te ajudar a ver as coisas por uma outra perspectiva.

Quem sabe sua próxima peça não tenha uma pegada baseada em alguma de suas obras favoritas. Minha opinião? “Esse é o caminho”, “cheque”, e “que a força esteja com você”!

Clique aqui para comentar ( )