A Uber anunciou, na tarde desta quarta-feira, sua nova identidade visual. Dois anos depois de romper com o famoso “U” que se tornou um ícone do aplicativo de transporte, a empresa anunciou que o traria de volta, mas desta vez investindo apenas no logotipo, sem a utilização de um símbolo associado. Segundo a empresa, as pesquisas realizadas com clientes do mundo todo mostraram que a melhor opção seria tirar proveito da reconhecimento textual do nome da empresa, juntamente com a forte associação positiva da marca à cor preta.
Apesar da opção por utilizar apenas o nome da empresa na marca principal, a Uber relatou que os usuários sentiam falta do “U” na marca antiga. Por isso, foi decidido que ele estaria presente de forma mais sutil, como um elemento visual empregado em diversos canais da comunicação visual da empresa. Assim, o novo sistema visual emprega o “U” na composição de diversos elementos visuais, como os grids, interfaces do aplicativo e peças de propaganda.
“À medida que expandimos nosso alcance em nossos outros mercados e outras modalidades, é muito importante que fique claro que, quando você está entrando em um carro ou uma scooter da Uber, você saiba que é um produto da Uber. Não estávamos conseguindo isso com o nossa sistema atual.” Disse Peter Markatos, Diretor executivo de Branding.
Ainda segundo Markatos, a mudança reflete a transição da Uber de uma “startup de São Francisco para uma empresa global”, particularmente uma que se tornou uma “plataforma de mobilidade” e que é referencia no setor. Confira aqui a página oficial com a divulgação completa da nova marca e deixe sua opinião nos comentários!