Design

Um novo jeito de morar… em Marte

Chamado de “novo lar”, a nada convencional proposta dos designers Marek Podlaha e Antónia Pohanková permite a criação de um ambiente totalmente habitável construído à partir de naves pré-fabricadas. Um detalhe: essa moradia não fica na terra. Eles prometem que a construção deve permitir a minimização do uso de grandes maquinarias, já que seu processo de fabricação é constituído de etapas específicas e consistentes.

Antónia, uma das criadoras do projeto, afirma: “Dentro deste conceito, combinamos a pré-fabricação de estruturas dobráveis e a utilização de materiais locais para minimizar a necessidade de materiais e máquinas ligadas à terra.”

O teste do projeto arquitetônico ambicioso deve ocorrer com a ajuda de uma tripulação em viagem à Marte. O problema é que, para que isso ocorra, seria necessário que a tripulação permanecesse em torno de um ano e meio em Marte, o que tem gerado grande dificuldade na logística da operação.

Os criadores pretendem que a habitação atenda tanto as necessidades profissionais quanto as pessoais dos usuários, levando em conta o tempo em que permanecerão nela. “Acreditamos que um bom design arquitetônico pode afetar positivamente o estado mental dos usuários”, explica Marek. A intenção é que eles possam também se divertir e relaxar enquanto estiverem em missão. “Eles terão que colocar toda a sua confiança no habitat e contar com isso”.

Como toda a estrutura é fabricada na terra, ela conta com todos os suportes necessários para a sobrevivência. Após lançada, estima-se que ela deva levar cerca de seis meses para viajar até seu destino final. Quando montada, ela pode ter suas instalações ampliadas através de espécies de “dobraduras”.

Clique aqui para comentar ( )