Uma obra, como uma pintura ou até mesmo um projeto arquitetônico, traz consigo elementos do seu criador, da pessoa que o concebeu, que torna o produto final único e individual perante outros. Carlos Motta transmite em seus trabalhos seus princípios pessoais, demostrando quem é como designer e arquiteto.
Carlos Motta nasceu em 1953 em São Paulo, sempre esteve em contato com a natureza o mar, o surf e o mundo em sua volta. Começou seu trabalho com design em 1975 ainda na faculdade. Formou-se em arquitetura em 1976 na faculdade de arquitetura em Mogi das Cruzes, no mesmo ano que se formou, mudou-se para Santa Cruz, na Califórnia, para estudar marcenaria e técnicas construtivas em madeira e ferro. Em seu retorno ao Brasil em 1978, abre o Atelier Carlos Motta na Vila Madalena Zona Oeste de São Paulo. Projetando e executando móveis, objetos utilitários, esculturas entre outros produtos.
A madeira é a principal matéria prima de seu design, sendo ela seu princípio, meio e fim dentro da sua produção. Seu trabalho aparentemente é simples e objetivo, mas resulta em peças sofisticadas com grande qualidade ergonômica, construtiva e estética. Seus projetos são desenvolvidos com o objetivo de servir a todos, atendendo à necessidade e função.
A preocupação com a sustentabilidade e respeito à natureza é outro ponto forte em sua produção, tanto para o design de produtos como também na arquitetura. Segue algumas de suas obras:
Cadeira São Paulo
Cadeira Estrela
Poltrona Astúrias Balanço
Poltrona Braz
Poltrona Giratória Radar
Cadeira Rio
Alguns de seus projetos na arquitetura:
Restaurante Adega Santiago em São Paulo, SP
Residência Barra do Sahy no Litoral Norte de São Paulo
Para saber mais sobre Carlos Motta, clique aqui.