Design

Valência nomeada Capital Mundial do Design 2022

A cidade espanhola, Valência, foi escolhida para ser a capital mundial do design em 2022. Ela substituirá Lille, cidade localizada a norte da França, capital mundial de design 2020.

É uma iniciativa bienal criada pela Organização Mundial de Design (World Design Organization – WDO), com sede no Canadá. O júri é composto por designers, arquitectos, designers de interiores e empresários de vários países. Coube a estes anunciar a decisão de designar a cidade espanhola.  

É a primeira vez que uma cidade localizada na Espanha é escolhida. Em 2014 assistiu-se a uma tentativa fracassada de Bilbau, cidade situada a norte do país.

O objectivo por detrás desta iniciativa é o de disseminar o design como uma ferramenta essencial para melhorar a comunicação, o produto comercial e a vida em geral. Nos anos anteriores, cidades como: Turim, Helsinque, Cidade do Cabo, Seul, Taiwan e Cidade do México tiveram o privilégio de serem escolhidas.

A Câmara Municipal de Valência programa um orçamento de 4,5 milhões de euros para o programa, que será desenvolvido nos próximos três anos; 2020, 2021 e 2022.

Em comunicação por videoconferência à Associació València Capital del Disseny, o secretário-geral da WDO, Bertrand Derome, comunicou a decisão do comitê em que “a precisão, o rigor e o profissionalismo” da candidatura de Valência foram avaliados durante todo o processo, bem como “a coesão e força” do sector.

A candidatura de Valência, articulada em torno do lema “O design mediterrâneo de Valência. Design para mudança, design para os sentidos”, reivindica uma maneira de olhar com implicações geográficas, mas também estéticas, éticas, filosóficas e políticas. O programa transversal da candidatura da Capital Mundial do Design de Valência para 2022 inclui um plano completo de eventos que abrangerão todas as disciplinas de design, do design industrial ao design do espaço, passando pela arquitectura e o design de serviços e interfaces. O objectivo é coordenar a programação com a agenda cultural da cidade para impregná-la com design e aproximá-la do público.

Assim, de janeiro a dezembro, cada mês será realizado por um tema global baseado em quatro tipos de eventos: exposições, congressos, oficinas e palestras. “O foco será o conteúdo como design contra as mudanças climáticas, design mediterrâneo, compromisso do design com a igualdade de gênero, história do design, a história baseada no design, desenvolvimento industrial e design e natureza, entre outros “, acrescenta a nota.

Valência é um município da Espanha, capital da província homónima e da Comunidade Valenciana. É a cidade mais populosa da sua comunidade autónoma e a terceira mais populosa da Espanha. O município tem 134,65 km² de área e em 2016 tinha 790 201 habitantes (densidade: 5 868,6 hab./km²). Em 2014, a área metropolitana tinha 1 542 233 habitantes. Situa-se na costa do Mediterrâneo, no leste do país. É uma cidade foi fundada em 138 a.C. 

Clique aqui para comentar ( )