Fotolia Vantagens de usar banco de imagens

Vantagens de usar banco de imagens

Por Lucas Esteves

Todos nós sabemos que encontrar imagens na internet é simples. Porém, imagens boas de verdade, nem tanto. Há muitos bancos de imagens free por aí, mas eles são sempre a melhor opção? Você deve estar se perguntando: Mas se tem imagens grátis, porque devo gastar com isso? É vantagem mesmo investir em algo que vai me gerar cursos? A qualidade é superior? Existem milhares de vantagens e questionamentos. Pensando nisso, separei 5 pontos positivos para se levar em consideração ao pensar em bancos de imagens. Então vamos lá:

1 – Qualidade

Plastic color Swatch on white background isolated

Quando falamos de qualidade, mesmo parecendo um ponto óbvio, muitas pessoas imaginam que estamos falando de resolução. Esse não é o principal ponto, pois se trata apenas de uma medida matemática de largura x altura. Qualidade interfere em muitos fatores, como a definição, ângulo, nível de ruído, iluminação, contraste, fundos fáceis de recortar, sem necessidade de tratamentos especiais, entre outros. Bancos free geralmente oferecem imagens genéricas como de paisagens, texturas, etc, mas não imagens específicas para sua campanha ou projeto. Então qualidade é muito mais que apenas tamanho.

2 – Impacto visual

Happy child playing with toy wings against summer sky background. Retro toned

Imagens de bancos profissionais apresentam imagens de alta qualidade e impacto visual. E muitas vezes é isso que pode pesar bastante na sua apresentação, impresso ou campanha na internet. Boas imagens impressionam e vendem. Chamam muita atenção e enriquece qualquer material gráfico.

3 – Variedade

variety of spices (saffron, paprika, pepper, fennel, cinnamon, t

Não há nada mais chato que ver imagens batidas. Por isso, os bancos pagos oferecem uma gama extensa de opções, como é o caso do Fotolia, o banco de imagens da Adobe, que disponibiliza mais de 50 milhões de recursos criativos livres de royalties*, como fotografias, ilustrações, vetores, gifs e vídeos.

4 – Agilidade e produtividade

hombre corriendo por el campo

Já pensou em quanto tempo gasta procurando imagens na internet? Seja no google ou em bancos free? Se tiver cobrado um projeto do seu cliente por hora, e gasta muito tempo garimpando pela internet, pense bem, está perdendo dinheiro. As vezes é mais vantagem comprar uma imagem ou ter assinatura num banco profissional e economizar tempo. E o gasto que terá a mais, pode ser embutido no valor final do projeto. Assim, você gasta menos tempo, e ainda deixa seu trabalho com um aspecto ainda mais profissional. Existe uma falsa sensação do que é realmente de graça. Se perde muito tempo, está perdendo dinheiro.

5 – Inspiração

Top view of six people, men and women, drawing bright yellow light bulb on a large sheet of paper or placard. Conceptual of teamwork, research, education and innovation.

Existem muitas formas de se inspirar para criamos nossos projetos. Seja através de sites como o Design Culture, livros, revistas, filmes, séries, etc. Mas há também os bancos de imagens. Podemos procurar uma imagem e depois pensar numa diagramação ou composição. Inverter um pouco o processo de criação pode ser uma boa ideia.

Gostou das imagens usadas aqui? Elas são do Fotolia, o banco de imagens da Adobe. Inclusive a Adobe está oferecendo o primeiro mês de assinatura do plano de 5 imagens XXL por mês completamente grátis para os nossos leitores. Saiba mais em: http://adobe.ly/2akbhHY

* A licença de uso obtida através da compra num banco de imagens microstock como o Fotolia da Adobe dá ao usuário o direito de utilizar a imagem em diversas maneiras, como em folders, cartões, banners, internet, etc. – porém existem restrições. As imagens não podem ser usadas, por exemplo, em campanhas políticas, eróticas/pornográficas, de tabaco, entre outras.

Imagens: Fotolia

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail