Artes

Veja como a Torre Eiffel, em Paris, homenageia profissionais no combate ao Coronavírus

Desde a noite de sexta-feira (27) em diante, o ponto mais famoso de Paris, a Torre Eiffel, está iluminado em tons dourados e transmitindo mensagens de agradecimento a todos os profissionais de saúde que estão lutando contra o crescente surto de coronavírus francês. Na verdade, não apenas os profissionais de saúde, mas todos aqueles que estão envolvidos na luta contra o coronavírus todos os dias, cita Le Parisien: “Cuidadores, policiais, soldados, coletor de lixo, caixas…”

A deslumbrante cena do monumento de treliça de ferro iluminado em ouro e projetando o MERCI de sua torre no Champ de Mars vai deixar você sem fôlego, mesmo como um viajante virtual. Mais do que isso, por favor, assista e me diga quem consegue não se emocionar.

Além de prestar homenagem a milhares de profissionais que estão combatendo o coronavírus, a Torre Eiffel pede para todos os parisienses e todos os franceses a ficarem em casa. Às 20h todas as noites o grande MERCI, “obrigado”, é exibido, seguido de mensagens em inglês e francês, lembrando as pessoas do lockdown.

“RESTEZ CHEZ VOUS”, que significa “Fique em casa”, exorta a bandeira azul elétrica varrendo a torre. A chamada à ação de recuperação dura até as 23h e serve para elevar o ânimo das pessoas e servir como um lembrete amigável da urgência do decreto de ficar em casa. A Grande Paris, capital francesa, é centro da epidemia COVID-19 no país.

O bom senso é muito necessário agora. O show da Torre Eiffel começou no momento em que o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou sexta-feira que a estrita quarentena de estadia em casa continuará até pelo menos meados de abril. Isso devido ao surto de coronavírus e o número de mortos em disparada na França, apesar do fechamento nacional e das restrições de viagem terem começado apenas em 17 de março.

Em um tweet, o Tour Eiffel disse que agradeceu milhares de vezes (“merci quase mille fois”) para aqueles que são mobilizados contra a epidemia.

A visão noturna é uma homenagem esplêndida, tanto ao seu criador de 1889, Gustave Eiffel, quanto aos prestadores de cuidados franceses. Suas palavras “Eu deveria ter ciúmes da torre. Ela é mais famosa do que eu sou ”, assume um significado particular agora, e tenho certeza de que ele não invejaria a felicidade que a torre está trazendo em tempos tão difíceis e terríveis.

Mesmo durante o bloqueio do coronavírus, a Torre Eiffel “fait rêver” – faz você sonhar! É um sonho. Como observa uma empresa de turismo de Paris no twitter: “Quando Paris dorme e cada um de nós fica em casa, a Vieille Dame (velhinha) acorda.” O show de luzes cintilantes continuará em todas as noites do bloqueio, ou seja, até 15 de abril.

Fonte: Forbes

Clique aqui para comentar ( )