Artes

Você é um artista. Então faça você mesmo – Dicas de leitura DIY

DIY.  É a sigla da expressão Do it yourself (faça você mesmo). É sem dúvida um estilo de vida dos mais legais que se pode levar hoje em dia! Vivemos em um tempo em que a maioria dos processos é automatizado. Lembro do desenho Os Jetsons. Eu ficava imaginando se aquilo alí um dia poderia acontecer… Parece que estamos caminhado a largos passos pra aquele cenário.

Mas se você chegou até aqui é porque você é um criativo, um inquieto, um artista. E artistas que somos, estamos sempre ávidos por trazer à vida as nossas ideias, nossos desejos e inspirações.

Comprar é legal. Gastar – quando podemos – é legal. Mas muito mais legal é poder fazer com as próprias mãos.

Pois é minha gente. Fazer as próprias coisas é absolutamente incrível. Você pode fazer as suas coisas pra usar, pra dar de presente ou até mesmo pra vender. As possibilidades são muitas.

E já que você é um artista, pega essas dicas de livros DIY da Editora Gustavo Gili que são apaixonantes e vão lhe abrir o horizonte pra esse admirável mundo do “Faça você mesmo”!

Mestres da serigrafia – Técnicas e segredos dos melhores artistas internacionais da impressão serigráfica

Um livro de Dolly Demoratti, John Z. Komurki, Luca Bendandi

Talvez você não tenha nenhuma experiência e esteja apenas curioso sobre a técnica. Talvez tenha montado uma oficina em casa e agora pretenda ir para um espaço dedicado a isso. Talvez trabalhe em um estúdio de design que queira oferecer serviços de serigrafia. Ou talvez já tenha alguma experiência do processo e queira montar um negócio próprio. Seja o que for, este livro é para você

Você aprenderá as técnicas de todo o processo de impressão serigráfica: escolha do material e do equipamento; preparação do fotolito e da tela; e, finalmente, impressão e pós-impressão.

Conhecerá os segredos dos grandes mestres internacionais: suas obras e os truques que deram a eles um estilo próprio e fama mundial.

Poderá explorar as propostas mais inovadoras e experimentais por meio de uma extensa galeria de projetos. Mais aqui

 

Meu caderno de bordado – O guia imprescindível de bordado tradicional

Um livro de Marie Suarez

131 pontos de bordado: alinhavo, corrente, cordonê, ponto turco, caseado, Pekin… a lista completa de pontos de bordados exemplifi cados em ilustrações passo a passo. .

Técnicas e preparativos: noções básicas para preparar o tecido, usar o bastidor ou aplicar o método tradicional de transferência.

7 projetos para tirar o máximo proveito do trabalho, brincando com as cores, os desenhos e a combinação de pontos.

Mais aqui

Guia para fazer seu próprio filme em 39 passos

Um livro de Little White Lies

Você já sonhou em dirigir um filme?
Agora você pode fazer um filme com seu celular!

Ensinamos, em 39 passos, como fazer seu primeiro filme. Seja para um longa-metragem ou um videoclipe para o YouTube, com este guia genial, de leitura agradável e direta, as técnicas da sétima arte não serão mais um segredo para você.

Preparação: storyboard, orçamento, equipamento, locais, ensaios… nada escapará nos seus preparativos antes de começar a filmar.

Filmagem: formatos, composição, planos gerais, movimento, zoom, filmagem noturna, gravação dos diálogos… cada tipo de cena requer uma técnica e nós lhe fornecemos as chaves e os truques fundamentais.

Pós-produção: Você sabia que antes de editar o filme você tem de fazer muitas coisas? Descubra todas as tarefas e segredos da pós-produção.

E tudo isso temperado com citações e dicas de Hitchcock, Kubrick, Tarantino e os mais importantes mestres do cinema! Vá em frente e crie seu próprio filme e nos convide para a estreia ;-) Mais aqui

 

Crochê moderno – Acessórios de crochê e projetos para sua casa

Um livro de Molla Mills

Toda pessoa que se introduz no mundo do crochê se torna viciada. Começa por casualidade, para fazer alguma atividade manual nova, mas, sem perceber, a pessoa se pega levando um novelo em seu bolso para colocar-se a fazer crochê sempre que surgir oportunidade. Seja por seus desenhos atuais, ou porque se dirige tanto a principiantes como a pessoas mais experientes, neste incrível guia de crochê você encontrará uma das técnicas de tecelagem manual tradicional mais populares.

Bases do crochê: conhecerá as ferramentas básicas, os fios mais recomendados e os tipos de pontos fundamentais. A partir de agora, correntinhas, fios de tecido e gabaritos de pontos passarão a fazer parte do seu dia a dia.

32 projetos: escolha entre 32 criações de todo o tipo, que vão de objetos para a casa, como almofadas, cestas e tapetes, a utensílios e acessórios, como capas para tablets e celulares, bolsas de noite e joias.

Instruções passo a passo: cada criação inclui uma pequena ficha técnica em que se especificam, entre outras coisas, a dificuldade de elaboração e o material necessário. O livro usa instruções ilustradas, em formato passo a passo e em linguagem acessível, para mostrar tudo o que se pode criar com o crochê. Não é preciso ser um expert para realizar esses projetos; com a ajuda das fotografias, você será capaz de construir, com êxito, até mesmo os padrões mais complicados. Mais aqui

 

Como fazer seus próprios livros – Novas ideias e técnicas tradicionais para a criação artesanal de livros

Um livro de Charlotte Rivers

Um diário pessoal confeccionado com materiais reciclados incomuns, uma coleção de poesia encadernada com a técnica da costura copta ou um livro de assinaturas personalizado para um casamento. Se você se interessa pela produção de livros artesanais, precisará apenas de papel, agulha, linha e deste guia prático para se iniciar nas técnicas tradicionais de encadernação e conhecer seus recursos mais inovadores.

24 exemplos de livros criados por artistas, artesãos e escritores do mundo todo.

Instruções passo a passo com esquemas muito fáceis de seguir para você imprimir, costurar e encadernar seus próprios livros.

Técnicas variadas que incluem desde métodos clássicos, que qualquer pessoa interessada em confecção de livros deve conhecer, até soluções originais idealizadas por artesãos contemporâneos. Mais aqui

Muita gente hoje em dia está propagando essa ideia fazer as próprias coisas. Você sabia, por exemplo, que o Seu Jorge tem uma conta no Instagram sobre crochê!? O nome é “Novelo de Anjo by Seu Jorge” *.* #queHomem

Gostou das dicas!? Está interessado em ser parte desse admirável mundo lindo!? Não deixe de ir ao paraíso do DIY que é a Mega Artesanal.

Local: São Paulo Expo (Antigo Imigrantes)
Endereço: Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 – São Paulo – SP
De 03 a 08 de Agosto de 2018
Dia 03 de Agosto – Entrada exclusiva de lojistas
Dias 04 a 08 de Agosto – Entrada aberta ao público.

Clique aqui para comentar ( )