Fotolia

A arte de “ter tempo”

http://thestocks.im/

Fala criativos!

Hoje gostaria de falar sobre um assunto universal para todos os leitores do blog: Tempo. Sim, essa matéria intangível e onipresente que permeia a vida de todas, é inevitável e irrefreável, portanto é de crucial importante sabermos lidar com ele.

Quando somos mais novos, mais especificamente naquela faixa etária dos 5 até uns 10 anos, sentiamos que o tempo era algo eterno, seja por termos menos ou zero obrigações e responsabilidades ou por não termos tanto distrações e possibilidades, os dias pareciam mais longos e entediantes.

Hoje olho esses momentos e compreendo o porquê: Não eram só menos obrigações, responsabilidades, distrações e possibilidades, eram também menos problemas, menos sonhos, menos ambições, menos escolhas. A medida que crescemos nosso tempo parece encolher proporcionalmente por causa desses fatores e faz total sentido.

Entretanto, não creio que ninguém deveria ser escravo do tempo, pois isso seria ser vítima das circunstância. Sim, existem muitas coisas que são inevitáveis, mas temos que ter em mente que a melhor maneira de se “ter tempo” começa por se ter controle do é “controlável” na sua vida: Você.

Vamos rever aqui algumas ideias que podem te auxiliar a “criar tempo” na sua vida:

1 – MINIMIZE

Essa uma etapa complicada para muitos, mas a verdade é que muitas vezes consumimos muito tempo por uma questão de proporcionalidade das coisas que temos, permita me exemplificar: Imagine uma pessoa que mora em um Kitnet e outra pessoa que mora em uma casa e tem uma casa na praia, qual delas você acha que toma mais tempo com manutenção e limpeza?

Isso depende, talvez a primeira pessoa tenha um Kitnet atrolhado de coisas e a segunda pessoa tenha suas ambas casas hermeticamente organizadas. Ser organizado e cortar excesso é a chave aqui, quanto mais você tem, mais você terá que gerenciar, a não ser que você saiba simplificar.

Essa lição é válida para tudo da sua vida: amizades, posses, atividades , sonhos, medos, etc. Seja um curador na sua vida, aprenda a cortar coisas , o que nos leva a minha segunda dica.

2 – DECIDA E AGENDE

Eu tenho que admitir, sendo libriano (ou deixando de lado o esoterismo), sou um péssimo tomador de decisões. Eu já proscrastinei, já tomei decisões erradas, já deixei de tomar decisões / deixei decidirem por mim. E se tem uma coisa que aprendi até agora é que tomar decisões é um processo inevitável e essencial na vida. Você diariamente vai ter que decidir, sejam coisas pequenas como comer ou não um sorvete, ou assuntos sérios como decidir se divorciar.

Acredito firmemente que todos deveríamos melhorar constantemente em tomada de decisões, mesmo que para isso precisamos tomar várias decisões erradas. Como falei anteriormente, é preciso cortar coisas na vida para criar tempo e para isso também é preciso decidir. Você precisa decidir se vale mais a pena sair com os amigos ou estudar para prova. Se vale a pena fazer um intercâmbio para estudar ou procurar um emprego na sua área.

Muitas vezes decisões serão mais difíceis do que esses exemplos, tanto por questões morais como por suas futuras conseqüências, contudo procrastinar uma decisão só deve ser considerada uma opção quando esta envolve mudanças drásticas de vida. Fora isso, tente sempre ser rápido em suas decisões e, caso tenha falhado, use o aprendizado para as próximas.

Também saiba sempre dividir tudo em sua vida entre “Urgente” e “Importante” na vida. Lembre-se que “Urgente” é algo inevitável, é inerente a sua situação/existência e “Importante” é tudo aquilo que fará falta. Um exemplo: É urgente que eu tome água todos os dias, é importante que eu leia este livro.

Assim que você minimizar e decidir o que é urgente e importante na sua vida, é hora de agendar. Pode parecer bobo, contudo agendar é uma maneira de diminuir o ruído em sua mente, pois por mais perfeito que seja nosso cérebro, nossa memória eventualmente falha. Por isso anote sempre, quando for necessário fazer algo você será avisado e no meio tempo poderá se concentrar apenas no que está agendado para agora.

3 – REFLITA E SUBSTITUA

Após refazer os dois passos acima você notará com o tempo que algumas coisas funcionam melhor que outras, esse processo de reflexão é natural e necessário para se criar mais tempo na vida. Assim como tínhamos que cortar e decidir as coisas anteriormente, é preciso constantemente se isto está alinhado como o que você quer da sua vida.

Já me peguei muitas vezes preso em uma rotina bem organizada, mas que não estava alinhada com o que realmente queria. E, por mais que estivesse com meu tempo organizado e avançando naquele aspecto, sentia que não estava indo a lugar algum.

Por isso também é essencial saber substituir, o que hoje funciona, amanhã pode ser inadequado, é preciso ser fluído por que a vida é uma eterna mudança. Gosto muito da filosofia do falecido Bruce Lee nesse sentido, acho que ela reflete bem o que quero disse com refletir / substituir:

Pra encerrar, agora falando mais do aspecto técnico da profissão criativa, acho que uma coisa que ajuda qualquer um em nossa área a evoluir e ter um trabalho competente é ter bons recursos. Seja para estudo ou para trabalho, ter acesso a materiais de qualidade é essencial para a evolução de um profissional criativo.

E o pessoal da Fotolia faz um trabalho magnífico de curadoria de imagens e videos para você ter mais tempo para dedicar-se a seus projetos. Para quem não conhece, o Fotolia é um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes. Clicando nesse LINK você ganha 20% de desconto em suas compras, aproveite!

Clique aqui para comentar ( )