Publi e MKT A treta dos Hambúrgueres

A treta dos Hambúrgueres

Por Jefter Barony

Assistam o vídeo antes de mais nada.

https://www.youtube.com/watch?v=Nq4aoX0-GnU

Em resumo: O Burger King fez uma proposta para o McDonalds em prol do dia mundial da paz. A ideia era unir ambas as marcas para criarem um hambúrguer, unindo o Whopper e o Big Mac, dando origem ao McWhopper. Até um hotsite foi criado, olha aqui. *Aconselho que entrem pra ler mais sobre a ideia do Burger king*

Só uma prévia do site, olha que lindo o que está escrito lá:

“Reunimos os ingrediente para fazer o hambúrguer que alguns disseram que nunca iria existir. Alguns dizem a mesma coisa sobre a paz mundial. Juntos, no dia 21 de setembro de 215, o dia da paz, vamos provar que eles estão errados”.

Até aí tudo bem… ou não?

O CEO do McDonalds respondeu via rede social. Dá uma lida no tamanho da treta:

treta

Clique aqui para ir até o link da treta.

Agora vamos a uma análise minha, ressaltando que não sou o dono da verdade.

A primeira coisa que percebi é que o Burger King arriscou muito e o McDonalds poderia ter usado isso a seu favor, não usou e ficou meio tenso pros dois lados. A ação colocou as marcas de fastfood mais famosas no foco da mídia e vai dar o que falar, porém se formos ver pelo lado do brand das marcas acho que não foi um avanço.

Segunda coisa, vamos imaginar que um concorrente da sua empresa resolver colocar você em uma situação delicada e propõe um desafio bastante ousado, aí sua marca fica na perspectiva de que se aceitar o desafio vai dar buzz pro concorrente, já que ele teve a iniciativa, e caso recuse é ovacionada como a grande vilã. Este é o famoso “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”. Agora, como já falei, o McDonalds foi um pouco precipitado na resposta, poderia ter sido mais criativo e usado a situação a seu favor. Ficou “climão”.

No geral é uma causa nobre, sim, mas cá entre nós, empresas capitalistas em uma sociedade capitalista sempre vão visar lucro, mesmo que tenham a intenção de ajudar, vai ter lucro sim e se reclamar tem dois. Já vi muita gente tomando as dores da marca preferida, e eu até me pergunto se isso não foi proposital. Será? **Teoria da conspiração dos hambúrgueres**

Só pra lembrar, o McDonalds faz ações sociais e esta não foi uma ideia inovadora para eles. E claro, deixo aqui meus parabéns ao Burger King, sério mesmo. São duas marcas que podem fazer a diferença.

Sou a favor, mesmo que visando o lucro, que empresas ajudem a sociedade. Para não ser hipócrita eu digo que se fosse minha empresa eu poderia estar sim ajudando as pessoas e visando lucro. Quem sou eu pra julgar.

PS.: Não como nem um nem outro, nunca fui fan boy de fastfood nenhum.

Enfim, faltou um “tchan” a mais pra estratégia funcionar melhor, tanto Burger King quanto o McDonalds foram precoces em suas decisões. Será que se eles tivessem se comunicado antes daria certo? Alguém sairia por cima? Acho que nunca vamos saber.

***************************ATUALIZAÇÃO***************************

Acabei de ver no meu face a seguinte imagem:

giraffas

 

Marketing de oportunidade sensacional. Hahahahaha.

Clique aqui para ver o link.

Esta é minha humilde opinião. E você, qual a sua visão sobre o tema?

 

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