Fotolia

Cores não existem! Como assim?

E se eu te disser que é tudo uma miragem? Talvez você não precise mais reclamar do degradê na marca da Oi. Assim como muitas coisas que nós enxergamos, as cores ao nosso redor são exclusivamente fabricadas dentro do cérebro. Parece óbvio, mas pense que é como se fosse uma simulação virtual e, nesse caso, os olhos não fazem diferença. As cores que vemos podem não ser as mesmas que outra pessoa enxerga, pois depende do cérebro. Depende do seu hardware!

imagem: Fotolia

Cores não existem de forma objetiva, o que existe na verdade é a luz. Logicamente, você pode identificar, diferenciar e categorizar cores. Isso só é possível porque está tudo dentro da sua cabeça. A questão é que a luz pode ser transformada em qualquer cor dentro das nossas mentes, como é possível perceber em ilusões de ótica.

As cores são somente o modo como nossos cérebros interpretam as ondas de luz de diferentes frequências ou velocidades de vibração que atingem nossos olhos. Os objetos não têm cor, porque a cor é uma propriedade da luz. O que acontece é que os objetos vão absorver algumas ondas e refletir outras. Quando olhamos para eles, vamos ver a luz que vem deles e dizer, por engano ou razão prática, que a cor é do objeto.

Imagem: Fotolia

Você pode dizer que uma bola é vermelha, mas a verdade é outra. Imagine essa bola iluminada pela luz solar, lá fora, durante o dia. O sol envia luz de todas as cores (luz branca) em direção à bola. A bola absorve todas as cores, menos a cor vermelha, que é refletida e chega aos olhos. O seu cérebro interpreta como vermelho, mas vermelho é o tipo de luz solar que ela refletiu e enviou a seus olhos. Então, o que você vê é a parte vermelha da luz branca do sol, não a cor da bola. Apague o sol e a bola ficará preta.

Agora a tarefa de escolher cores pra aquela marca ficou mais difícil!

Você sabia que na Fotolia é possível pesquisar imagens por cor? Azul, vermelho, amarelo, qualquer uma! Acesse já e aproveite as 5 imagens gratuitas que o banco de imagens da Adobe está oferecendo: clique aqui.

Fonte: BBC

Clique aqui para comentar ( )