Segundo Erik Brandt “As letras são os elementos arquitectónicos de nos encontrarmos em sintonia com a realidade”.
Ao longo dos séculos, desenvolveram-se directrizes tipográficas de forma a proporcionar consistência e competência. A ideia foi sempre garantir a preservação da legibilidade e a beleza da tipografia. Estas regras que hoje vos trago, não são definitivas nem absolutas mas sim representativas de uma colecção de regras tipográficas testadas ao longo dos anos. As regras deverão de ser primeiramente entendidas antes de ser violadas. Depois de saber como obedecer às regras, podemos então navegar por caminhos informais. Rob Carter aponta 19 regras básicas que todos os designers devem de conhecer.
Regra1 – Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo e com um cadastro comprovado. (Baskerville, Bembo, Bodoni, Caslon, Centaur, Franklin Gothic, Frutiger, Futura, Garamond, Gill Sans, Goudy Old Style, Helvetica, Janson, News Gothic, Palatino, Perpetua, Sabon, Serifa, Times New Roman, Univers.
Regra2 – Tenha o bom senso de não utilizar demasiados tipos diferentes ao mesmo tempo.
Regra3 – Evite combinar tipos que têm um aspecto muito semelhante.
Regra4 – O texto em caixa alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa alta e baixa para obter a melhor legibilidade possível.
Regra5 – Para tipos de texto, utilize tamanhos que, de acordo com estudos de legibilidade, sejam mais legíveis.
Regra6 – Evite utilizar demasiados tamanhos e pesos diferentes de tipos ao mesmo tempo.
Regra7 – Utilize tipos de texto equilibrados e com contraste legível. Evite tipos com um aspecto demasiado pesado ou demasiado leve.
Regra8 – Utilize tipos de largura média. Evite tipos que pareçam extremamente largos (expandidos) ou estreitos (condensados).
Regra9 – Utilize um espacejamento consistente de letras e palavras de modo a conseguir uma textura sem interrupções.
Regra10 – Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas demasiado curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura.
Regra11 – Para colunas de texto, utilize um espacejamento entre linhas que transporte facilmente os olhos de uma linha para outra.
Regra12 – Para uma legibilidade máxima, utilize alinhamento à esquerda e desalinhamento à direita.
Regra13 – Procure terminações consistentes e rítmicas. Não permita que o texto crie formas estranhas.
Regra14 – Indique claramente os parágrafos, não prejudicando a integridade e a consistência visual do texto.
Regra15 – Evite viúvas, órfãos, dentes de cavalo e rios.
Regra16 – Realce os elementos no texto com descrição e sem perturbar o fluxo da leitura.
Regra17 – Mantenha sempre a integridade do tipo. Evite condensar ou expandir arbitrariamente as fontes.
Regra18 – Alinhe sempre as letras e as palavras pela linha de base.
Regra19 – Ao trabalhar com tipo e cor, certifique-se de que há contraste suficiente entre o tipo e o seu fundo.
Aí estão 19 regras muito básicas mas que muitos profissionais e alunos se esquecem quando se trata de fazer projetos que tenham que ter a máxima legibilidade.
Este meu post vem no seguimento da matéria sobre tipografia já trabalhada, para quem ainda não leu:
#1 – 5 CARACTERÍSTICAS PARA UM BOM TIPO!
#2 – FAMÍLIAS TIPOGRÁFICAS
#3 – ALINHAMENTOS, DENTES DE CAVALO, RIOS, VIÚVAS E ORFÃOS?
Espero poder ter contribuído para solidificar os vossos estudos.
Muito obrigado.
FONTES:
Carter, Rob, Tipografia experimental, Destarte.
Kane, John, Manual de tipografía, GG.
Costa, Joan, Design para os olhos – Marca, Cor, Identidade, Sinalética, Dinalivro.