Fotolia

Aprenda técnicas para nunca mais esquecer atalhos

Todo mundo já passou pela experiência de usar atalhos errados, testar vários até encontrar o que queria. Ou descobrir uma combinação secreta do teclado que cria layouts automaticamente (brincadeira, clientes). Não há como negar que os atalhos facilitam e otimizam o trabalho, seja no Photoshop, Illustrator ou qualquer outro software profissional da área.

Além do tempo de uso e muita prática, existem alguns macetes que auxiliam a lembrar para que serve cada tecla. Preciso lembrar que neste artigo, estarei falando especificamente dos programas da nossa querida Adobe. Começando pelo básico, vocês provavelmente já conhecem alguns atalhos super úteis. Se não, clique aqui e conheça os fundamentais.

Imagem: Fotolia

O SEGREDO PARA SER MESTRE

Uma característica importante de alguns atalhos (principalmente os dos programas Adobe), é que todos eles quase sempre tem a ver com a letra inicial da ferramenta, em inglês. Por exemplo, para ter acesso rápido ao Brush, você pressiona a letra B. A borracha, ferramenta Eraser, pode ser acessada através da letra E. Faça o teste com outros comandos de letra, associando aos nomes das ferramentas. Você vai descobrir o quanto pode ser fácil alternar entre a Pen Tool (letra P) e o Zoom (letra Z).

Outra dica super simples é que a maioria das ferramentas acompanham a descrição de atalho ao lado. Experimente ir em cada menu do seu software e você vai notar que todos os atalhos estão lá. É só treinar cada um deles! Claro que é difícil memorizar todos, mas o tempo será o seu aliado e não vai demorar muito para que você esteja dominando o teclado inteiro.

Imagem: Fotolia

Evite buscar a ferramenta depois de ter errado um atalho. Toda vez que a combinação não funcionar, comece a tentar outras até conseguir descobrir sozinho qual é a correta. Shift + control ou alt + shift? Não importa se o erro acontecer diversas vezes, pois o fato de você buscar o atalho certo te fará concretizá-lo cada vez mais na mente. Só toma cuidado com o Ctrl + W, porque esse fecha o seu arquivo!

Não subestime as anotações. Criar uma lista com os seus atalhos favoritos é totalmente eficiente! Você pode utilizar Post-its, um caderno ou anotações virtuais mesmo. O importante é ter onde consultar. Estude as ferramentas do seu software e nunca desista. Quando se der conta, você já vai estar usando o teclado quase sempre para alternar entre as ferramentas e funções. Atalhos são super importantes para economizar tempo, então comece a memorizar!

Deixei a melhor técnica pro final. Como encontrar as melhores imagens para o seu projeto? Na Fotolia da Adobe, é claro. São mais de 62 milhões de vetores, vídeos e imagens em alta resolução com um desconto especial pra você que está lendo este artigo. Clique aqui e faça parte de uma família que cresce cada vez mais. Não perca o seu desconto!

Capa do artigo: Fotolia

Clique aqui para comentar ( )