Tom Peters é um autor de diversos best-sellers de gestão e administração, mestre da reinvenção nos negócios e guru de inovação, idolatrado por homens e mulheres de negócios. Em suas palestras, ele destaca atitudes quase óbvias que as empresas deveriam adotar para garantir a produtividade e o sucesso na gestão, mas que na maioria das vezes são simplesmente ignoradas.
Uma dessas atitudes, segundo ele, é a importância de se dar atenção ao design. “Em um contexto em que a maioria das empresas fornece produtos de qualidade muito similar, o design é fundamental para atrair consumidores.” Peters dá o exemplo da Apple e da BMW para mostrar que design está muito além da antítese de gostar e não gostar.
O guru sempre esteve tão à frente do seu tempo que, já em 2005 (há 10 anos!), em seu livro “Reimagine! Faça diferente e faça a diferença”, propôs uma lista com os principais hábitos adotados por empresas altamente conduzidas pelo design. Destaco aqui alguns deles e é desanimador ver que, mesmo tanto tempo depois, essa lista continua bem distante da realidade da maioria das empresas brasileiras. De qualquer forma, fica aqui a dica para, quem sabe, algumas delas começarem a pensar no assunto.
Empresas conduzidas pelo design…
- Colocam o design na pauta de todas as reuniões, em todos os departamentos, de uma ponta a outra da empresa.
- Têm designers profissionais praticamente em todas as equipes de projetos.
- Têm instalações físicas que refletem a sensitividade de design realmente cool de produtos, serviços e experiências que as empresas produzem.
- Têm programas de premiação internas e externas (funcionários, novos produtos, fornecedores) que enfocam o design.
- Incluem a sensitividade de design explicitamente em todas as atividades de treinamento e na avaliação de todos.
- Utilizam “guardas do design” para retirar todos os vestígios de design ruim dentro dos departamentos.
- Têm um conselho formal de design que abrange todos os membros externos quanto internos.
- Convidam rotineiramente grandes designers para dar palestras na empresa.
- Apoiam as artes e prestam atenção às atividades das comunidades que enfatizam o design.
- O designer-chefe é membro da diretoria ou, pelo menos, membro do comitê executivo.
- Fazem uma “auditoria de design” anualmente, apresentando os resultados no relatório anual da empresa.