É fato que um layout bem trabalhado diferencia o bom profissional do profissional comum, até mesmo medíocre. Não adianta ter várias experiências em grandes agências ou vários cursos descritos e detalhados no currículo se o visual da sua apresentação não corresponde. Lembre-se de que ninguém te conhece até ver seu currículo e portfólio, então, impressione.
Vamos analisar algumas dicas para o design do seu currículo.
09. As cores
Escolha com calma cada cor, esta é a primeira dica. O currículo não é uma folha em branco na qual você pega sua caixa de lápis e colore tudo com todos tons possíveis. Pode ser que o uso de várias cores dê certo, podendo ficar muito bom ou muito ruim.
O ideal seria usar poucas cores e que “conversem” entre si, harmonizando o layout e dando conforto para os olhos de quem o aprecia. Sempre mande imprimir em 300 dpi para não perder a qualidade e as cores não ficarem muito fora do que você imaginou na hora de criar. Se quiser usar cores escuras fique a vontade, mas saiba utilizar e dê contrastes no conteúdo, fazendo com que seu currículo seja agradável.
Uma incrível ferramenta para você criar palhetas de cor é o Adobe Kuler, aliás, use sem medo.
10. Tópicos
Para que o currículo fique mais organizado, use tópicos ou ícones que se destaquem. Ao visualizar alguma área específica, como no exemplo acima, é interessante um título se destacando ou um ícone diferenciado.
Leve o leitor direto para o tópico desejado, sem que o mesmo tenha de procurar desesperadamente as informações que lhe interessa. Os ícones e os títulos podem sim fazer uma grande diferença, e claro, melhorar o visual do seu currículo.
11. Escolhendo a Fonte
Achar a fonte ideal é uma missão incrivelmente complicada, mas vamos lá. Existem milhares de fontes espalhadas pela internet e você se pergunta: Qual eu uso? basta usar fontes de fácil leitura. A dica é curta e grossa, mas funciona perfeitamente. Estude sobre as fontes, tipografia, tipologia, a “tipotudologia” (tipotudologia: palavra que eu inventei hahaha). Jamais misture 348 mil fontes, no máximo umas três ou de acordo com a pertinência estética.
Para os blocos de texto existem algumas fontes muito boas, tipo: Maven Pro, Futura, Perpetua, Gill Sans, Myriad Pro, Helvetica (sz), Frutiger.
No caso de títulos use as seguintes fontes: Officina, Bebas Neue, Brannboll.
Enfim, existe uma infinidade de boas fontes, basta procurar e achar a mais adequada para o trabalho.
12. Alinhamento
Um dos fundamentos do design é o alinhamento e sem ele a coisa vira bagunça. Alinhe sempre os elementos entre si, não deixando o título do tópico anterior do lado direito e o próximo tópico alinhado a esquerda. Todo layout pode se comprometer caso seu currículo não tenha uma estrutura adequada. Saber estruturar e criar com organização faz de você um designer melhor.
13. Texturas e imagens
Há quem diga que colocar foto ou textura prejudica o layout do currículo, mas discordo. Textura e imagem podem sim ser inseridos, porém com cuidado e bom senso.
Uma textura não pode prejudicar a leitura ou ser tão forte que prejudique o conjunto. Caso queira, aplique a textura parcialmente em “algum canto” do layout. No caso de fotos, coloque apenas se realmente for necessário ou que vá agregar valor ao design do currículo. Evite fotos constrangedoras ou muito pessoais. Seja objetivo e não invente demais, a simplicidade é o que há de mais moderno.
14. Personalidade
Você é a marca, então, seja único. O currículo precisa falar sobre você e te diferenciar da multidão. Esqueça algumas regras e olhe para o seu conteúdo e sua experiência. O que te faz ser único? Deixe claro no design essa essência, nas cores, fontes, em tudo. Transmita seu potencial para a tela em branco.
Eu sei que é complicado fazer e por vezes parece que não vai dar certo, mas continue tentando, sempre. Somos nós que devemos ir até a inspiração e não o contrário.
Pense positivo, você vai conseguir, talvez não no dia de hoje, mas no momento certo.
15. Inspiração
Esta não é uma dica convencional, talvez nem se encaixe como uma dica, mas vale a pena dedicar um tempinho para conferir alguns currículos que eu selecionei. Se inspire! Inspirar e não copiar. Ok?
Meu nome é Jefter, tenho 26 anos e sou estudante de publicidade. Nascido e criado no maravilhoso estado de Minas Gerais, me aproximei da comunicação em 2008, dando início a minha vida profissional como criativo. Fui de braços abertos para o design, web design, diagramação e arte final, mas depois de algum tempo me envolvi em um relacionamento sério com o ramo publicitário, no qual pretendo me especializar e seguir carreira. Sou cristão, não gosto de queijo, leite, e acredite se quiser, café nem chega perto da minha mesa. Enfim, amo cachorros, amo a Apple, amo meu trabalho, amo a Jéssica, amo ser geek. Por enquanto é só, mas quando eu conseguir dominar o mundo prometo que atualizo aqui.