Inspirações 3 dicas elementares para quem trabalha com criação

3 dicas elementares para quem trabalha com criação

Por Iran Pontes

O que é significa a palavra elementar? Pelo Aurélio nada mais que o simples, fundamental e essencial. Muitas vezes nós que atuamos na área de criação há algum tempo e principalmente quem está começando termina muitas vezes pela pressa esquecendo de 3 passos elementares porém que são de grande importância e que poderão afetar diretamente no resultado impresso do projeto:

1- Converter as imagens para CMYK

Algo básico, mas, que muitas vezes pela pressa esquecemos de fazer. O passo mais básico que recomendo é: Abrir a imagem no Photoshop, seguir para: Menu Image > Mode > CMYK Color feito isto salve a imagem.

converter

Dica: Habilite o Gamut Warning

2- Eu quero ver Sangue Sangra

Sangria é uma área de segurança que evita falhas quando nosso amigo produtor gráfico efetua o corte de modo manual ou usando alguma máquinas em nosso material, atuando diretamente no acabamento. Recomendo que use entre 3mm – 5mm.

Processo é simples, no Illustrator por exemplo você pode na opção de criar um novo arquivo já adicionar a sangria (bleed): File> New > Bleed. Não esqueça de verificar se a unidade de medida está em cm ou mm para facilitar sua vida. Caso o documento já tenha sido criado, basta seguir o passo File > Document Setup e configurar a Bleed

sangria

3- Converta seus textos em curvas (corel > CTRL + Q), Transforme seus textos em Outlines antes de enviar para a gráfica.

O processo é simples: No illustrator selecione o texto e aplique o atalho CTRL+ SHIFT+ O ou Menu Type > Create Outlines ou Clique com o botão direito do mouse em cima do texto > Create Outlines.

curvas

Dica: Você também incorporar as fontes no arquivo PDF quando fizer sua exportação (recomendo PDF X1-a) e não custa nada enviar as fontes que usou no material para a gráfica, só por precaução.

Dica Plus – Sempre trabalhe com margens em seus documentos. Além de organização visual as margens evitam que alguma informação seja perdida quando houver um corte no papel.

Siga estes 3 simples passos e deixe em nossos comentários outras dicas para evitar lágrimas após receber o material da gráfica, (Claro que você não passaria por isso já que solicita provas de impressão antes do arquivo final entrar em produção) :)

Até a próxima.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail